Dora Kramer

Jornalista e comentarista de política

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Dora Kramer
Descrição de chapéu Todas

Supermulher no autoengano

Vivi a ilusão de que o machismo não me atingia, até que atingiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Durante muito tempo vivi a ilusão de que o machismo não me atingia, num misto de arrogância e negacionismo que fui obrigada a reconhecer para depois abandonar porque vi: a coisa só não me alcançaria até que alcançou.

Hoje, em retrospectiva e cada vez mais percebo a presença do menosprezo à mulher, apenas por sua condição feminina. Há léguas a percorrer antes que possamos descansar num ambiente de igualdade real, efetiva, reconhecida e, sobretudo, praticada.

Claudia Liz

Vinha poderosa na carreira sem maiores obstáculos até me deparar com o parceiro supostamente encantado exatamente pelo sucesso profissional daquela nova companheira tão bem-sucedida.

Difícil detectar os primeiros sinais, por sutis. Começa pelo controle travestido de cuidado amoroso. "Chegou em casa?", "avisa quando o avião pousar", "chega a que horas?". Nunca tinham me feito essas perguntas. Estranho, mas pode ser amor ao qual você não está acostumada.

Engano. Quando for assim, o melhor é ouvir o coração ao qual não dei atenção mesmo quando solicitada a submeter meu trabalho ao crivo do homem. "Para sua proteção", era a justificativa fofinha.

Protegê-la também de seus desejos: dançar, viajar, estar com amigos, fazer contato público com potenciais fontes, defender posições em rodas profissionais. Tudo é interditado de modo sub-reptício, de maneira mansa. Até o dia em que a coisa se mostra escancarada e a gente liga o nome à pessoa.

Nessa hora, o que fazer? Tentar dar um reset na cabeça do indivíduo, reclamar, se revoltar? Nada disso: cair fora da roubada é o melhor e único remédio, cuja bula recomenda olho vivo e faro fino para nunca mais repetir.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.