Edgard Alves

Jornalista, participou da cobertura de sete Olimpíadas e quatro Pan-Americanos.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Edgard Alves
Descrição de chapéu Tóquio 2020

Mesmo sob estado de emergência, cartola diz que Tóquio terá Olimpíada

Vice-presidente do COI, John Coates, vê Japão preparado para "piores circunstâncias possíveis"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Olimpíada de verão, via de regra, é fonte de esperança e expectativa de momentos mágicos, que enchem de alegria e emoções os esportistas do mundo. Mais relevante ainda é o fato de também promover o congraçamento dos povos de todos os cantos do planeta, representantes de duas centenas de países.

O centenário evento, disputado a cada quatro anos desde 1896, desta vez enfrenta um obstáculo pavoroso: a temível e mortal pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nessa guerra, perdeu a primeira batalha quando teve de adiar as disputas do ano passado para julho próximo.

A Olimpíada de Tóquio continua castigada pela pandemia. A Covid-19 insiste em desenhar uma interrogação no debate sobre a realização ou não dos Jogos. As incertezas martelam a cabeça dos interessados no tema, faltando dois meses para o desfile de abertura.

John Coates (na tela, em videoconferência), vice-presidente do COI, diz que a Olimpíada ocorrerá mesmo com o Japão em estado de emergência - Nicolas Datiche - 21.mai.21/AFP

O risco à saúde provocado pelo coronavírus exige uma avaliação responsável e cuidadosa ao extremo, desprovida de interesses escusos (entre os quais lucros astronômicos) para que seja levado a sério qualquer plano de garantia de segurança nos Jogos. É repugnante admitir a chance, mesmo que remotíssima, de qualquer jogo de interesse envolvendo a Olimpíada.

A saúde de ninguém, dentro do Japão e, depois dos Jogos, fora daquele país, deve correr risco por ocorrências geradas a partir do evento olímpico. Por isso, vale aqui a comparação do copo com água até o meio com as opiniões dos dirigentes esportivos e políticos japoneses que têm a responsabilidade da decisão sobre os Jogos.

Alguns deles podem apontar que o copo está cheio, considerando a parte com água. Seriam eles prováveis interesseiros que fecham os olhos para os riscos da pandemia ou apenas pessoas otimistas? Outros veem o copo vazio. Seriam os céticos ou aqueles que temem contaminação, levando em conta informações gerais sobre a pandemia?

Há ainda aqueles coerentes com a realidade da exposição do copo, nem cheio nem vazio. A tendência destes, no caso da Olimpíada de Tóquio, é buscar dados mais esclarecedores e transparentes para entendimento da complexidade da situação.

A tendência destes é torcer por uma solução adequada e ideal (pode ser até o cancelamento do evento, independentemente dos prejuízos) para a segurança de todos os envolvidos nos Jogos. É neles que deposito minha confiança. A Olimpíada gera patrocínios exuberantes. Os olhos do mundo se põem sobre ela, mas a relevância dos recursos envolvidos a tornam atrativa para todos os tipos de interesses.

A população japonesa, receosa com a possibilidade de desdobramento da pandemia para uma situação mais crítica do que a atual, está mudando sua avaliação. Pesquisas indicam que a maioria dos anfitriões agora quer o cancelamento ou um novo adiamento, mesmo diante de um evento que, provavelmente, ocorrerá sem torcedores nas arquibancadas, por precaução contra o vírus. Várias regiões do Japão, inclusive a de Tóquio, estão sob estado de emergência.

Pressionado entre a pandemia e o pouco tempo até a abertura das disputas daqui a cerca de 60 dias, o COI (Comitê Olímpico Internacional) está disposto a manter o calendário. O vice-presidente da entidade, John Coates, que supervisiona os preparativos olímpicos, disse que os Jogos acontecerão mesmo que haja um estado de emergência.

O cartola acrescentou que os planos de que a organização dispõe para garantir a segurança e a proteção dos atletas e da população do Japão se baseiam nas "piores circunstâncias possíveis". Ele nada falou especificamente sobre os riscos de o encontro das delegações servir para possível propagação mundial de variantes do coronavírus.

Transparência de dados é vital em impasse no debate de evento de tal proporção. Sem garantia de 100%, nenhum plano é seguro. Envolver 1% de risco já é uma porta sem trava, aberta para o risco de mortes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.