Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré

Abril faz setor automotivo voltar aos anos 1970

Com queda, média de licenciamentos em abril se aproxima da de 1972, ano em que 601,4 mil veículos foram emplacados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O mercado automotivo voltou no tempo em abril. Os dez primeiros dias confirmam as previsões: com a limitação de funcionamento das concessionárias e dos Detrans devido à pandemia do novo coronavírus, o licenciamento de carros novos cai aproximadamente 80% em relação ao mesmo mês de 2019.

Líder de vendas, o Chevrolet Onix registrou 1.150 emplacamentos neste período, soma das versões hatch e sedã. Nesse ritmo, deve chegar ao dia 30 com 3.500 unidades comercializadas.

Essa foi a média mensal do Volkswagen Fusca em 1963, que então era o automóvel mais emplacado do Brasil.

É preciso considerar que havia poucas opções entre os carros novos, o que fazia o percentual de participação do Volks ser bem maior que o do Chevrolet hoje. Apesar dessa distorção, é um dado que mostra o tamanho do problema.

Caso as vendas caiam exatos 80% em abril, serão comercializados 46,4 mil carros de passeio, comerciais leves, ônibus e caminhões neste período.

O cálculo é baseado em dados da Fenabrave (entidade que representa as distribuidoras) e se aproxima da média mensal de licenciamentos de 1972, ano em que 601,4 mil veículos foram emplacados.

Naquela época, a jovem indústria automotiva nacional tinha 1/5 da capacidade atual e vivia do mercado interno. As montadoras geravam, proporcionalmente, mais empregos. Isso se devia ao menor desenvolvimento tecnológico, com fábricas pouco automatizadas. Por outro lado, a cadeia de fornecedores, revendedores e reparadores era bem mais curta que a atual.

Uma volta no tempo como a que ocorre agora não é apenas uma curiosidade de almanaque. Há muito mais gente por trás dos números em uma indústria que envolve, de forma direta ou indireta, cerca de 1 milhão de empregados.

Nos anos de bonança, as montadoras instaladas no Brasil remetiam seus lucros às matrizes. O dinheiro voltou a fundo perdido para manter os investimentos na segunda metade desta década, durante uma crise que ainda não foi superada. Com o coronavírus, falta dinheiro lá e cá.

Até o fim deste ano, na média, o mercado automotivo deverá ter regredido a níveis de produção e vendas registrados no início dos anos 2000. Isso pode cobrar seu preço em desemprego, que será mais visível nos entornos das montadoras. É lá que estão os fornecedores de diferentes níveis e de nomes desconhecidos do grande público, que fazem de tapetes a componentes eletrônicos.

A solução para esse problema ainda não foi definida, mas vai exigir um olhar que vá além do estímulo às vendas para alavancar a retomada. Indústria e governo precisam de um plano que faça o setor automotivo voltar ao século 21.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.