Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu transporte público

Mercedes investe na eletrificação de ônibus urbanos

Primeiro chassi dedicado a veículos recarregáveis na tomada chegará ao mercado em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As montadoras de veículos pesados investem em múltiplas soluções para o mesmo problema: a redução de emissões por parte de ônibus e caminhões. O objetivo é atender a normas mais rigorosas antipoluição.

A Mercedes-Benz, que por anos testou o GNV (gás natural veicular) como alternativa ao diesel, hoje aposta no HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado, e na eletrificação.

A primeira opção, segundo a fabricante, pode ser utilizada em qualquer tipo de motor a combustão. É uma opção para o transporte rodoviário, enquanto os veículos recarregáveis em tomadas se aplicam às cidades.

Ônibus elétrico da Mercedes-Benz
Ônibus elétrico da Mercedes-Benz com carroceria Caio - Divulgação

O passo mais importante rumo à eletrificação foi dado nesta semana, quando a montadora de origem alemã apresentou seu chassi para ônibus elétricos.

O eO500U é resultado de um aporte de R$ 100 milhões, que está incluído em um plano maior. A fabricante está em um ciclo de R$ 2,4 bilhões em investimentos, aplicados entre 2018 e 2022.

O público-alvo são as empresas de transporte urbano que atuam em grandes cidades. Legislações futuras devem forçar a eletrificação de parte da frota, como ocorrerá em São Paulo.

Em 2027, os ônibus que circulam na capital deverão apresentar uma redução média de 50% nas emissões.

Os custos são elevados. A Mercedes não revela valores, mas estima que o ônibus elétrico será negociado pelo triplo de um modelo a diesel de mesmo porte.

Ônibus elétrico da Mercedes-Benz
Chassi de ônibus elétrico da Mercedes-Benz - Divulgação

As entregas terão início em 2022. O chassi eO500U será capaz de receber carrocerias de até 13,2 metros e poderá transportar 83 ocupantes (entre passageiros em pé e sentados).

A potência máxima equivale a 380 cv, e a autonomia da versão com seis pacotes de baterias permite rodar 300 quilômetros entre uma recarga e outra.

As tomadas deverão ser instaladas nas garagens das empresas de ônibus. Em um sistema rápido, serão necessárias 2,5 horas até serem plenamente reabastecidas.

Com seu novo chassi, a Mercedes-Benz irá concorrer com a chinesa BYD, que já monta veículos em Campinas (interior de São Paulo).

A empresa estima que cada um de seus ônibus elétricos representa uma redução de 118,7 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o que equivale ao plantio de 847 árvores por veículo (considerando que rode 72 mil quilômetros por ano).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.