Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu petrobras

Vibra Energia lança novas versões de gasolinas aditivadas Petrobras

Grid e Podium têm formulações desenvolvidas em parceria com a alemã Basf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Vibra Energia faz seu primeiro lançamento de combustível após assumir as operações da BR Distribuidora. A empresa apresenta as novas gerações das gasolinas aditivadas Petrobras Grid e Petrobras Podium, que chegam agora a postos do Rio e de São Paulo. O início da distribuição nacional está previsto para o fim de março.

Segundo a companhia, as novas opções reduzem em até 98% a formação de sujeira dentro do motor e atenuam o atrito entre as partes metálicas em relação à gasolina comum. Com isso, a companhia afirma que há melhora no funcionamento, com consequentes reduções de consumo e de emissões de poluentes.

Vibra Energia lança novas gasolinas aditivadas - válvulas dos motores avaliados no desenvolvimento das novas gasolinas
Válvulas dos motores avaliados no desenvolvimento das novas gasolinas Petrobras Grid e Podium - Divulgação

Os engenheiros, contudo, são cautelosos ao dimensionar os ganhos. A Vibra não divulgou de quanto seria essa possível redução dos gastos com reabastecimentos, nem qual foi o valor investido na mudança.

As melhorias devem ser mais perceptíveis em carros com alguns anos de uso, cujos motores apresentam maiores formações de depósitos. Os testes feitos no Brasil e na Alemanha envolveram motores flex da Fiat e da Ford, além de um Mercedes.

O desenvolvimento considerou o percentual atual de 27% de etanol anidro adicionado ao combustível de origem fóssil. É por isso que a gasolina comum disponível nas bombas é chamada de E27.

A Vibra trabalhou em parceria com a Basf, que elaborou o conjunto de aditivos denominado Tecno 3, com produção na Alemanha. Apesar dos custos de desenvolvimento e de logística, a empresa afirma que a modificação não será repassada aos preços –e nem vai gerar reduções de valores.

Para as distribuidoras de combustível, investir em aditivação significa melhorar a rentabilidade. "O benefício tem que valer a pena para o consumidor pagar aqueles centavos a mais [por litro]", diz Maurício Fontenelle, responsável pelas áreas de marcas, serviços e desenvolvimento de novos negócios da Vibra.

A empresa tem um contrato de licenciamento com a Petrobras —a validade é de dez anos, podendo ser renovado por mais dez. Portanto, pode usar a marca em seus mais de 8.000 postos espalhados pelo país.

Embora os temas do momento sejam a maior utilização de biocombustíveis e o avanço da mobilidade eletrificada, a Vibra defende a necessidade de se aprimorar a gasolina e o diesel. Segundo estudo mencionado pela companhia, cerca de 40% da matriz energética global ainda terá origem fóssil em 2040.

Nesse ponto, o Brasil pode levar alguma vantagem competitiva, apesar dos gargalos e dos custos que atrapalham a massificação dos veículos elétricos. A alternativa viável está no uso de etanol e de biometano.

Essas opções podem fazer o país ter menor dependência do petróleo em 2040 do que a média global. De acordo com a Vibra, os combustíveis de origem fóssil devem representar por volta de 33% da matriz energética nacional daqui a 18 anos.

Entretanto, os ganhos ambientais dependem do maior uso do etanol – que, por questões de custo, vem sendo preterido pelos donos de carros flex na maioria dos estados.

"O etanol é muito conectado à percepção de combustível barato, mas evoluiu muito", diz Fontenelle. "É um produto safreiro, essa característica traz as flutuações ao longo do ano."

O derivado da cana-de-açúcar também receberá uma nova aditivação, que segue em desenvolvimento. O Etanol Grid foi lançado em agosto de 2019, mas só é encontrado com facilidade nos postos de São Paulo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.