Eduardo Sodré

Jornalista especializado no setor automotivo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Eduardo Sodré
Descrição de chapéu carro elétrico

Stellantis confirma chegada de carro híbrido flex para 2024; conheça opções

Modelos Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën poderão consumir etanol, gasolina e eletricidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os primeiros modelos do grupo Stellantis que conciliam etanol, gasolina e eletricidade chegarão ao mercado em 2024. A tecnologia batizada como Bio-Hybrid estará disponível em novas versões dos modelos que já estão em linha.

A confirmação foi feita pela marca nesta segunda (31) em evento na fábrica de Betim (MG). Automóveis das marcas Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot serão eletrificados em diferentes níveis.

A primeira opção será considerada híbrida leve. A eletricidade ajuda a reduzir a queima de combustível nas partidas e fornece torque extra nas arrancadas, entre outros recursos.

Grupo Stellantis apresenta em Betim (MG) plataformas de seus futuros carro híbridos flex; opção Bio-Hybrid e-DCT traz motor elétrico incorporado à transmissão - Eduardo Sodré/Folhapress

João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios do grupo Stellantis para América do Sul, explica que 80% das emissões ocorrem entre o momento em que o motor é ligado e os dois primeiros minutos de uso do carro.

Essa função está presente no Kia Stonic, por exemplo. O recurso levou o SUV de origem sul-coreana ao melhor resultado em consumo urbano com gasolina no Ranking Folha-Mauá 2022.

Por se tratar de uma solução mais em conta, espera-se que seja a escolhida para compactos como o Peugeot 208 e o Fiat Argo.

Outra alternativa oferecida pela Stellantis será o Bio-Hybrid e-DCT, sistema mais complexo e sempre conciliado a um câmbio automático de dupla embreagem —que é a tradução da sigla DCT, "dual clutch transmission".

Nesse caso, um motor elétrico é instalado junto à caixa de marchas e o "cérebro eletrônico" gerencia o sistema. Há ainda uma bateria que permite armazenar energia para rodar alguns poucos quilômetros sem queimar combustível.

A recarga ocorre em situações como desacelerações e descidas. No anda-e-para do trânsito pesado, espera-se um consumo próximo a 20 km/l quando o carro está abastecido com etanol.

Essa tecnologia deve estar presente em futuras versões do Jeep Renegade e da Fiat Toro, entre outros modelos.

O sistema Bio-Hybrid mais caro será o Plug-in. As características são semelhantes às do e-DCT, mas com a possibilidade de recarregar o carro na tomada.

As baterias terão maior capacidade e permitirão rodar por trechos maiores no modo 100% elétrico. O único modelo desse tipo oferecido hoje pelo grupo Stellantis é o Jeep Compass 4Xe, capaz de percorrer aproximadamente 40 quilômetros sem queimar gasolina.

O novo produto, entretanto, deverá ser mais evoluído. Além de usar etanol, espera-se um ganho de autonomia com eletricidade.

A montadora exibiu ainda uma plataforma compacta 100% elétrica, semelhante à usada hoje no Peugeot e-208 GT. Mas o foco da empresa está nos modelos híbridos, que serão feitos no Brasil.

A produção nacional ganha força com o bom momento da empresa. Segundo Antonio Filosa, presidente do grupo Stellantis na América do Sul, as vendas na região chegaram a 411 mil unidades no primeiro semestre, com 23,7% de participação no mercado.

Os futuros lançamentos fazem parte de um pacote de R$ 16 bilhões em investimentos que teve início em 2021 e será concluído em 2025.

Filosa calcula que, em 2030, 60% dos modelos vendidos pelo grupo Stellantis no Brasil serão dotados de alguma tecnologia híbrida flex.

A meta global da empresa é zerar as emissões de carbono de seus carros novos até 2038.

Mas para que a estratégia funcione no Brasil, é necessário que os carros híbridos flex sejam abastecidos com etanol. Esse foi um dos pontos discutidos durante a elaboração do plano de incentivo que vigorou no mês de junho.

O estímulo ao uso do combustível renovável, contudo, ainda não foi definido.

Segundo João Irineu, 85% da frota em circulação no Brasil é flex e, portanto, pode rodar com etanol. "Basta que existam incentivos para isso", afirma o executivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.