Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari

Reforma Tributária: ideia de simplificar impostos tem quase 5 séculos

Memória nacional é seletiva ao tratar de coletores de impostos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os parlamentares e os economistas que tratam dos detalhes da Reforma Tributária prometem uma alvorada da economia nacional simplificando a coleta de impostos.

Que tenham boa sorte, mas devem se lembrar que essa ideia tem quase cinco séculos. Em maio de 1559, Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, pedia ao rei de Portugal que se cobrasse "um só imposto, a saber, de cada dez, um".

0
Votação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados - Gabriela Biló - 06.jul.23 /Folhapress

Duarte Coelho foi um craque e suas cartas a D. João 3º revelam um administrador clarividente. É dele a primeira argumentação para estimular investimentos estrangeiros sem amarras burocráticas.

A memória nacional é seletiva ao tratar dos coletores de impostos. Todo mundo aprendeu no colégio que, em 1556, os índios caetés capturaram e provavelmente comeram o briguento bispo Pedro Fernandes Sardinha. Pouca gente lembra que no mesmo repasto entrou também o provedor Antonio Cardoso de Barros, uma espécie de ministro da Fazenda e secretário da Receita.

Cardoso de Barros foi nomeado em 17 de dezembro de 1548 e hoje a data homenageia os servidores da Receita. Ele foi comido no dia 6 de junho de 1556.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.