Elio Gaspari

Jornalista, autor de cinco volumes sobre a história do regime militar, entre eles "A Ditadura Encurralada".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Elio Gaspari
Descrição de chapéu Folhajus ataque à democracia

O olhar da PF e de Moraes sobre o corpo mole da segurança no 8/1

Linha de defesa de generais e coronéis foi triturada no caso dos PMs

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem leu com atenção o relatório da Polícia Federal que instruiu a decisão do ministro Alexandre de Moraes mandando prender a cúpula da PM de Brasília pôde perceber que as investigações correram numa linha que documenta o corpo mole da segurança no dia 8 de janeiro. Coisa minuciosa, documentada com a precisão dos minutos.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante a cerimônia do Dia do Soldado, em Brasília - Gabriela Biló - 25.ago.2023/Folhapress


Tratando do caso dos PMs, o documento é claro:

"A ‘falha’ operacional não decorreu de deficiências dos serviços de inteligência da PMDF. O que ocorreu, em verdade, foi omissão dolosa por parte dos denunciados que, com unidade de desígnios, aceitaram os resultados visados pela turba antidemocrática e aderiram ao intento criminoso dos insurgentes. Os agentes de segurança pública denunciados poderiam ter atuado para impedir os resultados lesivos verificados em 8 de janeiro de 2023, pois obtiveram informações sobre os riscos inerentes aos atos".

A linha de defesa dos generais e coronéis que se julgam protegidos pela teoria do "apagão" foi triturada no caso dos PMs. Eles precisam de bons advogados.

Corda esticada

Até a semana passada, o ministro Fernando Haddad mantinha sua posição de defesa do déficit zero nas contas públicas até o final de 2024. Era uma posição compreensível. Se ele afrouxasse a corda, abriria a porteira.

A ministra do Planejamento chegou a dizer que "o futuro a Deus pertence".

A partir de agora os çábios serão obrigados a apresentar explicações para explicar um futuro previsível, com o qual o Padre Eterno nada tem a ver, para justificar uma meta inalcançável sem cortes de gastos.
As receitas extras de R$ 168 bilhões são um sonho.

Elon Musk, por Isaacson

Vem aí a biografia do bilionário Elon Musk, escrita por Walter Isaacson, que já cuidou das vidas de Steve Jobs, Albert Einstein e Leonardo da Vinci.

Num aperitivo, o Wall Street Journal publicou o trecho em que sua filha transexual foi à Justiça para se livrar do sobrenome Musk.

O texto de Isaacson foi mantido a sete chaves até seu lançamento simultâneo em todo o mundo, marcado para o dia 12.

Jobs, Einstein e Leonardo saíram como grandes figuras. Elon Musk tem 1,86 m na vida real. Deverá sair menor.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.