Encaminhado com Frequência

Editada por Felipe Bailez e Luis Fakhouri, fundadores da Palver, coluna traz perspectivas sobre os dados extraídos de redes sociais fechadas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Encaminhado com Frequência

Vazamento de áudios de Cid influencia debate público nas redes sociais

Debate acerca do tema apresenta predomínio de críticas ao processo de investigação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desde o dia 7 de fevereiro de 2024, as menções ao tenente-coronel Mauro Cid se mantêm elevada nos grupos públicos de WhatsApp e Telegram analisados pela Palver.

Na última sexta-feira (22), a mensuração atingiu o patamar mais alto desde que a medição é realizada. A prisão do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) movimentou não apenas os grupos de política, mas foi dominante nas postagens de TikTok, Reddit e também portais de notícias.

A movimentação nas redes acerca do tema começou a crescer ainda na quinta-feira (21), por causa do vazamento da gravação em que Mauro Cid faz comentários sobre sua delação.

Vídeos, imagens, áudio e mensagens sobre o vazamento inundaram os grupos de mensageria. Além disso, muitos links do YouTube em que os autores reagem aos comentários de Cid, pequenos portais de notícias e links para outras redes sociais circularam com muita intensidade.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), na CPI do 8 de janeiro, em Brasília
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), na CPI do 8 de janeiro, em Brasília - Adriano Machado - 24.ago.23/Reuters

No dia 11 de fevereiro, uma mensagem começou a rodar nos grupos apontando que a revista Veja teria vazado trechos da delação de Mauro Cid nos quais ele tenta "livrar" Jair Bolsonaro. A mesma mensagem finaliza com a pergunta: "Mauro Cid vai perder a delação premiada!?". Em um dos grupos em que a mensagem foi enviada, um usuário reage com ironia: "Veja tá te deixando doido".

Após o vazamento dos áudios, um vídeo que foi amplamente divulgado nos grupos traz o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) mostrando e reagindo às falas de Mauro Cid.

O deputado diz que o tenente-coronel está sofrendo tortura psicológica e finaliza com críticas ao que ele chama de "sistema" e de que Cid estaria sendo pressionado a ajudar a "condenar pessoas que já estariam condenadas na cabeça deles", concluiu o parlamentar.

Os termos "tortura", "ditadura" e "Gestapo" foram bastante associados aos comentários sobre os áudios de Cid. Algumas das mensagens traziam conteúdos questionando a credibilidade da delação, e que o tenente-coronel foi "colocado em pau de arara" para que pudesse confessar "o que não aconteceu".

Um dos usuários utilizou a expressão "não passarão" ao criticar as "torturas pela PF para enquadrar Bolsonaro".

Em um dos áudios, Mauro Cid reclama de que teria sido o único prejudicado nas investigações, e que até Bolsonaro teria se beneficiado, uma vez que recebeu Pix de milhões, e, portanto, "está milionário" e que a exposição o ajudaria eleitoralmente. Em reação a esse trecho, usuários reagiram pedindo o Pix do tenente-coronel, para que pudessem também ajudá-lo.

Outra reação bastante comum nos grupos foi o pedido de intervenção militar. Uma das mensagens incitava os membros do grupo para que fossem novamente à frente dos quartéis e exigissem a soltura de Mauro Cid. Outro texto divulgado fazia uma provocação aos militares dizendo "atenção coronéis do exército, um dos seus está lá dentro" e questiona até quando seria permitida "essa bagunça no Brasil".

O pastor Silas Malafaia gravou um vídeo, que também circulou nos grupos, em que aponta o momento "gravíssimo" do Brasil e acusa o ministro Alexandre de Moraes de ser um "ditador da toga".

Na sexta-feira (22), após a prisão de Cid, as mensagens foram ainda mais contundentes nas críticas a Moraes. Uma das imagens enviadas traz o apresentador Tiago Pavinatto citado entre aspas "Ou o Brasil prende o Moraes ou o Moraes prende o Brasil".

Nos grupos de esquerda, que pouco reagiram aos áudios de Cid na quinta-feira (21), as mensagens começaram a circular mais fortemente após sua prisão na sexta-feira (22).

Alguns usuários trouxeram explicações sobre o porquê da prisão do tenente-coronel. Muitas mensagens apontaram o jogo duplo de Cid, e também houve aqueles que ironizaram o desmaio sofrido pelo militar após saber que voltaria à prisão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.