Esper Kallás

Médico infectologista, é professor titular do departamento de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP e pesquisador na mesma universidade.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Esper Kallás
Descrição de chapéu Coronavírus

Nova variante tem grande chance de causar outra onda de Covid-19 no Brasil

Variante delta causa impactos no Reino Unido, Indonésia e EUA; cobertura vacinal completa é fundamental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O alívio já estava no rosto, sem máscara, dos ingleses. Com grande parte da população vacinada e com queda marcante do número de internações e mortes provocadas pela Covid-19, o país iniciou o plano de retomada das atividades sociais e flexibilização de restrições para conter a transmissão. No jogo final da Eurocopa, o estádio de Wembley estava lotado, bem como as ruas de Londres.

Mas veio a surpresa em abril: a identificação da variante delta na Inglaterra, após ter sido identificada na Índia. Com ela, ou por causa dela, ocorreu novo aumento significativo de casos, que poderá alcançar o pico histórico, observado no início de janeiro. Entretanto, lá o crescimento atual não está sendo acompanhado pelo aumento de mortes, muito provavelmente pelo efeito da vacinação em massa que precedeu a chegada dessa variante.

Na Indonésia, a situação é diferente. A variante delta já domina a transmissão e, com apenas 6% da população com vacinação completa, o país está sofrendo com a sua pior fase da pandemia até então. É hoje considerado o principal foco mundial de transmissão e acumula elevação, sem precedentes no país, de mortes pela doença.

A variante delta causa inúmeros problemas onde chega. Embora não provoque doença mais grave, tem sido mais facilmente disseminada, resultando em aumento rápido de casos de Covid-19.

A cobertura vacinal é, nesses casos, fundamental. É preciso considerarmos que a variante delta é parcialmente resistente à proteção das vacinas pois, comparativamente à variante alfa, por exemplo, a diminuição das formas graves da doença é mais dependente de esquema completo de vacinação. Ou seja, para a maioria das vacinas, uma dose só não basta para uma boa proteção.

É essa disparidade de cobertura vacinal que explica a diferença entre a Inglaterra e a Indonésia e que traz grande preocupação para o Brasil.

A variante delta parece ter encontrado o caminho para disseminar-se de maneira muito mais eficiente. Fez isso em países com muitos ou poucos casos acumulados de Covid-19. E não adianta contar com a chamada imunidade de rebanho. Nos Estados Unidos, onde o novo coronavírus circulou de forma intensa, como no Brasil, a variante delta já está se espalhando e passou a dominar a cadeia de transmissão.

No Brasil, os primeiros casos já foram identificados e tudo indica que poderá se espalhar por aqui também. O fato é extremamente preocupante, já que menos de um quarto dos brasileiros está com a vacinação completa. Isso significa que o país está vulnerável à circulação dessa nova variante, não somente para aumento de casos, mas também de vítimas da Covid-19.

O Brasil pode enfrentar melhor a variante delta? É possível mas difícil, ou melhor, é difícil mas possível.

A melhor solução é acelerarmos a vacinação. Quanto mais pessoas com esquema completo, menor a chance de doença grave e morte. Mas, certamente, é preciso enfatizar novamente medidas não farmacológicas para a contenção da disseminação do vírus e, provavelmente, aumentarmos mais uma vez o número de leitos de enfermarias e UTIs.

Para onde caminhará a variante delta? Como não temos a exata resposta, quanto mais cedo nos prepararmos, melhor.

O enredo parece mimetizar o fim de fevereiro de 2020, quando muitos achavam que a pandemia era um problema distante, enquanto outros anteviam a chegada de uma ameaça real.

Não podemos esconder os riscos de mais este enorme problema embaixo do tapete. O Brasil precisa se planejar para o pior cenário se não quiser ser pego de surpresa. Novamente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.