Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Previdência frustrará muita gente, mas alternativa é chocante

Dados ajudam a entender tamanho do problema e de onde vem a resistência à reforma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o avanço da Previdência na Câmara, é bom ficar atento para o que está em jogo.

Se aprovada, ela frustrará muitos dos que esperavam se aposentar precocemente, esse colunista inclusive. Mas será imprescindível para o reequilíbrio das contas públicas –e para que o Brasil ataque outras agendas.

Abaixo, há três blocos de quadros que ajudam a entender o cenário. São números do Ministério da Economia, do Banco Central, do FMI, do Banco Mundial e da secretaria de Previdência, entre outros.

Posto da Previdência Social em Porto Alegre (RS)
Posto da Previdência Social em Porto Alegre (RS) - Eduardo Teixeira/Raw Image

Inicialmente, segue a explicação sobre o bloco abaixo (outra, sobre o segundo bloco, estará mais à frente).

Antes de tudo, o problema: como os gastos com Previdência e assistência social crescem sem parar e já representam 55% das despesas primárias do governo central, o déficit federal tem crescido rapidamente para pagar esses compromissos.

O resultado é que a relação entre a dívida pública e o PIB do Brasil aumenta sem parar, o que nos coloca no caminho da insolvência.

Sem a reforma da Previdência, o Brasil terá de se endividar mais ou aumentar a carga tributária. Mas o país já tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que nos torna caros e não competitivos.

Mais abaixo, uma comparação de quanto o Brasil gasta com Previdência (em relação ao PIB) e o percentual de nossa população idosa. Claramente, estamos na contramão do mundo, sobretudo porque nos aposentamos cedo demais –especialmente no setor público.

Neste segundo bloco (abaixo), a primeira parte mostra as diferenças gigantescas que existem entre o número de beneficiários e os gastos previdenciários nos setores público e privado.

Note que os servidores são um grupo bem menor, mas que consome proporcionalmente muito mais em benefícios e ganha muito mais que a média do setor privado.

Por isso, o impacto da reforma (a economia em dez anos) será proporcionalmente maior sobre eles –daí a forte resistência das corporações de servidores, centrais sindicais e do PT, que tem muitos de sua base na administração pública.

Mais abaixo, uma tabela com os dados completos de receita e gastos previdenciários e de outros benefícios que geram um déficit anual de mais de R$ 320 bilhões.

Por último, dados para mostrar que, ao contrário do que muitos dizem, a cobrança de dívidas previdenciárias de empresas não resolve o déficit da Previdência.

Primeiro porque o estoque desses débitos é apenas uma parte da dívida ativa da União. Segundo, porque cerca de 62% da dívida previdenciária tem baixíssima chance de recuperação, por se tratar, na maioria dos casos, de empresas que já não existem mais.

Em resumo, pode-se discutir quem deve ganhar ou perder mais com a reforma. Mas, se ignorarmos esses números, o provável é que todos percam --e de forma muito mais chocante.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.