Fernando Canzian

Jornalista, autor de "Desastre Global - Um Ano na Pior Crise desde 1929". Vencedor de quatro prêmios Esso.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Fernando Canzian

Mercado de trabalho, finalmente, traz boas notícias

Criação de vagas formais acelerou no final de 2019 e houve queda no total de subocupados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dados negativos de indústria, comércio e serviços no final de 2019 ofuscaram outra notícia: o mercado de trabalho formal melhorou.

O emprego com carteira assinada é sempre o último a sofrer na crise, pois as empresas relutam em perder pessoas treinadas e arcar com rescisões.

Também é o último a melhorar quando o crescimento dá sinal de vida, pois significa contratar mão de obra mais cara. 

Como comparação, a média de rendimentos no mercado formal do setor privado em dezembro foi R$ 2.197, sem contar custos adicionais; no informal, R$ 1.442.

Nos últimos três meses do ano, no entanto, o saldo entre admissões e demissões com carteira assinada no setor privado acelerou. 

De outubro a dezembro, o total de empregos formais passou de 33,2 milhões para 33,7 milhões. Os informais mantiveram-se estáveis ao redor de 11,8 milhões e os chamados conta própria, em 24,5 milhões. 

Os dois movimentos (mais vagas formais; informais e por conta própria no mesmo patamar) indicam melhora.

O último trimestre de 2019 também mostrou diminuição no total de trabalhadores desocupados ou subocupados, aqueles que desejam trabalhar mais horas e não conseguem —eles diminuíram de 27,1 milhões em outubro para 26,1 milhões em dezembro.

Outro dado relevante refere-se ao desemprego de longa duração, que afeta pessoas que buscam trabalho há pelo menos um ano.

No último trimestre de 2019 havia 4,5 milhões nessa situação —8,6% a menos do que em igual período de 2018.

Por fim, após quase cinco anos de piora ininterrupta, a desigualdade da renda do trabalho deu sinais de que pode estar ingressando em um ciclo de recuperação —com os salários mais baixos começando a subir proporcionalmente um pouco mais do que os mais altos.

Se a tendência do último trimestre de 2019 vai se repetir, ainda é difícil saber. 

O Bradesco, por exemplo, aposta nisso e prevê o PIB de 2020 crescendo 2,5% ou mais apoiado na força do mercado de trabalho.

A maior formalização encorajaria o consumo e a tomada de crédito por parte do consumidor, engendrando um círculo virtuoso. 

Em outro contexto, com um governo ponderado e articulado politicamente, isso seria bastante factível. Com Jair Bolsonaro e Paulo Guedes agora também dizendo tudo o que pensa, o risco de retrocesso nas expectativas não é desprezível.

Certezas de hoje: 

1) Há 11,6 milhões de pessoas desempregadas, ou 11% da força de trabalho;

2) Os rendimentos médios estão demorando a subir; 

3) No acumulado de 12 meses, a criação de vagas informais e por conta própria superou aquelas com carteira assinada —tendência revertida no último trimestre;

4) Quase 23% da diferença de geração de vagas formais entre 2018 e 2019 foi de intermitentes (com remuneração proporcional ao período trabalhado) e parcial (com jornada menor do que 44 horas semanais) —modalidades permitidas após a reforma trabalhista.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.