Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

'Temos que nos apropriar, sim, da luta indígena', diz Alessandra Negrini

A atriz foi acusada de apropriação cultural por ter usado acessórios indígenas no desfile de Carnaval do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Alessandra Negrini diz que foi ficando “mais tranquila”, com o passar dos dias, a respeito da polêmica por ter usado acessórios indígenas no desfile de Carnaval do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta. “Eu recebi muitos telefonemas de apoio. Não fiz nada de errado, não. Fiz uma coisa bonita”, afirma.

Alessandra Negrini com lideranças indígenas no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
Alessandra Negrini com lideranças indígenas no desfile do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta - Zanone Fraissat/Folhapress

A atriz foi acusada de apropriação cultural por ter usado a vestimenta. “A gente tem que repensar isso. Os indígenas estão sendo mortos, são vítimas de um genocídio. E estão falando da minha fantasia, de apropriação cultural? É ridículo”, diz ela. “A própria Sonia [Guajajara, líder e ativista] me disse que temos que ajudar a dar visibilidade ao que está ocorrendo [com os indígenas]. A gente tem que se apropriar, sim, da luta dos povos originários para se apropriar do nosso Brasil.”

Alessandra afirma que a exposição de ser a rainha do Baixo Augusta é enorme. “Mas todos os anos eu digo: ‘Vamos lá! Eu aguento! Acredito na parada [do Baixo Augusta], não estou lá de bonita. Começamos minúsculos, a coisa ficou gigante.”

O tema deste ano do bloco era “resistência”. Num primeiro momento, ela pensou em usar uma roupa de Maria Bonita. Depois, optou pelos acessórios indígenas. Antes, consultou lideranças para saber se poderia haver algum problema. Com o sinal verde, teve o corpo pintado pelo artista indígena Benício Pitagury, do Ceará.

“Eu sempre fui ligada neles. Estudei antropologia. Fiz peças, filmes [sobre o tema]. Não fui fantasiada de indígena. Fui com a minha roupa de rainha e fui pintada por eles.”


LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA QUARTA (19)

LEIA TODOS OS TEMAS ABORDADOS PELA COLUNA NESTA QUARTA (19)

Petroleiros podem acionar organismos internacionais por greve

CPMI das Fake News pode chamar Lula, Carlos Bolsonaro e até Palocci ​

Autor de impeachment de Dilma diz que Bolsonaro faz insulto 'asqueroso'

Bob Gruen virá ao Brasil para abertura de exposição de John Lennon

Apoio de Bolsonaro a Matarazzo abre crise em grupo democrata

Santos fecha pacote para dez jogos no Pacaembu


RECONHECIMENTO

Os atores Gustavo Vaz, Débora Falabella, Debora Bloch e Caroline Duarte compareceram à cerimônia do 63º Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes, realizada na segunda (17), em SP. O diretor Andrucha Waddington e os atores Armando Babaioff e Julio Andrade estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO

Galeria Virgílio, que se uniu ao centro cultural b_arco, será reinaugurada como Galeria b_arco. Na quarta (19), a partir das 18h.

O empresário Edinho Veneziani realiza na quarta (19) a festa DinnerDance, no Café Society.

Teatro Renault recebe o musical “Prince Siddhartha — A Vida do Buda”. Na quarta (19), às 20h.

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.