Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu

Juíza que induziu criança a desistir de aborto é uma terrível Loira do Tribunal

Novas lendas urbanas que espantam os brasileiros incluem ainda o Fantasma Comunista e o Bebê Diabo que virou vereador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil é um país rico em lendas e crenças, passadas de geração em geração. Elas nascem da imaginação das pessoas e são criadas para passar mensagens ou assustar pessoas. Com o passar do tempo, no entanto, muitos desses mitos perderam o sentido e ficaram ultrapassados. Alguns foram adaptados ou, até mesmo, substituídos por novos.

Após uma pesquisa com historiadores, folcloristas e frequentadores de bar, a coluna atualizou a lista de lendas e assombrações que realmente assustam os cidadãos brasileiros.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos uma juíza de cabelos loiros e espalhafatosos, soltando fogo pelos olhos e com presas e línguas monstruosas. Ela segura uma menina inocente em uma das mãos e está prestes a devorá-la. Na outra mão segura um martelo em chamas e vemos também uma balança da justiça em chamas. No fundo da ilustração vemos  as cores verde e amarelo.
Publicada nesta quarta-feira, 22 de junho - Galvão Bertazzi

O Bebê Diabo

Famoso nas capas do Notícias Populares na década de 1970, ninguém tem certeza de seu paradeiro. Há indícios de que o rebento demoníaco cresceu e se elegeu vereador no Rio de Janeiro. Embora ainda se comporte como um bebê, ele controla uma milícia digital, infernizando os brasileiros com notícias falsas e mensagens sem sentido nas redes sociais.

O Ladrão de Rim

Na antiga lenda, traficantes de órgãos ofereciam bebidas com tranquilizantes às vítimas, que acordavam em banheiras cheias de gelo, sem um dos rins. A crença perdeu força porque, além de inverossímil, hoje compensa mais roubar um quilo de tomate, que vale mais do que um rim.

O Fantasma Comunista

Há décadas que essa entidade assusta conservadores, que urinam na cama à noite com medo de ele implementar o comunismo na América Latina. Para eles, a assombração se esconde no Foro de São Paulo e no apartamento de Caetano Veloso para instalar uma ditadura gay, feminista e quilombola, via reencarnação de Paulo Freire.

A Loira do Tribunal

Após assustar alunos nas escolas, a Loira do Banheiro perdeu a credibilidade para outras platinadas. Hoje, em vez de apertar a descarga do banheiro três vezes, basta falar palavras como "esquerda" e "aborto". Loiras assustadoras aparecem disfarçadas de "pró-vida" que, na verdade, não se importam com a vida de ninguém. A mais recente surgiu em Santa Catarina, na forma de uma juíza torturadora de criança.

O Homem que Enche o Saco

Por anos o Homem do Saco assustou crianças, ameaçando levá-las embora, caso fizessem travessuras. Hoje, é ela que faz travessuras, ameaçando a democracia e a vida dos brasileiros na cadeira da Presidência, na forma do Homem que Enche o Saco. Se tudo der certo, em breve, ele que será levado embora.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.