Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Damares Alves e outras fantasias de Halloween que prometem bombar esse ano

O Brasil, antes o país do Carnaval, vive há quatro anos em um filme de horror

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Celebrar o Dia das Bruxas nunca esteve tão em alta no Brasil. A cada dia 31 de outubro, vemos mais pessoas fantasiadas com temas assustadores e crianças gritando "doces por travessuras" pelas ruas. Mais uma coisa que os brasileiros importaram dos Estado Unidos, além do porte de armas, o negacionismo, a obesidade e o desejo de invadir o Capitólio.

A verdade é que qualquer motivo para se fantasiar e beber descontroladamente é desculpa para o povo brasileiro. Motivos não faltam aos cidadãos para beber. O Brasil, que antes era o país do Carnaval, vive há quatro anos como em um filme de horror.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma festa de Halloween com decoraçõe típicas. Um personagem usa uma máscara da Damares com chifres e um x na testa. Todas as crianças em volta parecem assustadas e saem correndo. Um balão de fala com a onomatopéia "BUUUUU!" pode ser visto sobre o personagem.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 20.out.2022. - Galvão Bertazzi

Para atender às necessidades da nova tradição e sair à frente nas vendas, fabricantes de fantasias correm para criar novos trajes assustadores para que o consumidor assuste vizinhos, amigos e familiares.

Uma das fantasias mais vendidas neste ano é a da ex-ministra Damares Alves. Os consumidores costumam usá-las para assustar mulheres e crianças, além de gritar "doces e travessuras" na porta de aldeias indígenas. No final, só entregam travessuras mesmo.

A fantasia Salles da Motosserra também é um sucesso entre os adeptos do Halloween. A homenagem ao ex-ministro do Meio Ambiente costuma aterrorizar pessoas, animais e árvores.

Uma reprodução fiel da primeira-dama no velório da rainha Elizabeth 2ª, a fantasia Michelle Blogueirinha de Funeral assusta pela insensibilidade, oportunismo e falta de noção. Assim como a fantasia do Velho Lambedor de Escopeta, uma referência ao empresário que fez vídeo degustando um fuzil como um picolé, que já está esgotada nas lojas.

Outro sucesso de vendas é a fantasia Marreco de Pirata, uma reprodução das tradicionais fantasias de pirata, mas, em vez de um papagaio, tem um marreco colado no ombro que faz sons como "quá", "cônge" e "Pela Lava Jato".

Novidade nas lojas, o Tarcísio Paulista reproduz o candidato ao governo de São Paulo comendo um sanduíche de mortadela do Mercadão e usando cachecol no frio de 24°C. Promete assustar os paulistas em 2023.

Por último, a Voldemito, uma versão brasileira e canibal de Voldemort, é o terror de 52% dos brasileiros e crianças venezuelanas. A fantasia é garantia de sustos e correria na vizinhança neste ano. Mas os fabricantes torcem que seja o último Halloween dela.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.