Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu
LGBTQIA+ jornalismo

Bolsonaristas compartilharam sátira como se fosse realidade

Não podemos subestimar o poder da imaginação de quem acredita em mamadeira de piroca e kit gay

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não é a primeira vez que esta coluna faz sátira com estereótipos da extrema direita. O que não imaginava é que uma dessas publicações se tornaria ferramenta do próprio alvo da chacota.

Na semana passada, esta coluna fez uma sátira com as fake news que pipocam na deep web das "tias do zap". Não foi nenhuma novidade. Já haviam feito piada com usos de cachorros como ingrediente de refeições e usado todos os trocadilhos com sobrenomes como Benjamin Arrola e Jacinto Pinto para enganar os patriotas. Mas a torta na cara deu uma guinada de 180° e foi para a cara de quem tentava dar.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos a figura de um bolsonarista padrão, vestido com a camiseta verde e amarelo da seleção.Ele segura um celular de onde sai um balão de diálogo com o escrito FAKE. Sua cabeça está se soltando do corpo e de sua cabeça vazia sai uma fumaça escura. Um balão de pensamentos sai de sua cabeça com a palavra FAKE se repetindo inúmeras vezes. Ele caminha por uma pilha de cabeças soltas. Sobre essas cabeças, balões de diálogos aparecem repetidamente, com a palavra FAKE escrita.
Ilustração da Galvão Bertazzi para a coluna de humor da Flavia Boggio - Galvão Bertazzi

O texto alertava os "patriotas" sobre as ameaças do governo Lula. Uma delas seria a substituição do Ministério da Mulher para o chamado "Ministério de Todes", que iria instituir o uso do gênero neutro na língua portuguesa. Os temores incluíam a substituição do garfo e faca por foice e martelo, e a vinda de Mikhail Gorbatchov, que só não traria sua cadela Laika pois a tinha devorado no almoço.

Achava que os absurdos descartavam qualquer mal-entendido. Mas não podemos subestimar o poder da imaginação de quem acredita em mamadeira de piroca e kit gay.

Logo que a coluna foi publicada no site da Folha, recebi mensagens avisando que o texto estava sendo compartilhado por bolsonaristas, indignados com a criação do "Ministério de Todes".

"Caminhamos a passos largos para a destruição." "Quando o Brasil estiver no buraco mais fundo, faz o ‘L’." "Vai começar a palhaçada do Partido das Trevas!!! Ministério de Todes, escolas comunistas!"

O presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória, Davi Esmael (PSD), escreveu no Twitter: "Somos cristãos e jamais podemos abrir mão dos nossos princípios e valores. O texto revela o que nos aguarda num futuro próximo. Nossa luta jamais será em vão". Difícil entender tal repulsa do vereador. Como cristão, ele deveria conhecer a mensagem de Cristo —"ame o próximo como a si mesmo"—, o que inclui todos e todas, ou seja, todes. Quanto à luta de Esmael, sempre será em vão se for contra piadas de colunas de humor.

Sem falar que não há razão para se indignarem tanto com um "Ministério de Todes". Depois que o atual governo cortou 99% das verbas para as mulheres, finalmente seríamos contempladas em algum departamento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.