Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas clima

A vantagem do caos climático é que teremos praia em São Paulo

Aquecimento global é historinha inventada por comunista disfarçado de ecologista, que não quer pasto na Amazônia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil inteiro sofre com a onda de calor que tem resultado em altíssimas temperaturas durante a semana. Dezenas de cidades superaram a marca dos 40ºC.

Nas últimas semanas, o país registrou outros fenômenos, como seca nos rios da Amazônia, mar invadindo a orla do Rio de Janeiro e caos elétrico em São Paulo, causado por tempestades.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma senhora na sacadinha de seu apartamento. Ela olha a cidade enquanto pega fogo. O ventilador dentro do apartamento pega fogo, assim como sua xícara de café, a planta e a própria sacada. As paredes do prédio pegam fogo também, os prédios lá fora e as nuvens. O sol está escaldante.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio - 16 de novembro de 2023 - Folhapress

Tais fenômenos levaram muitos brasileiros a suspeitarem —depois de décadas de avisos de ecologistas, meteorologistas e Greta Thunberg sendo presa pela centésima vez— que pode ser que o mundo esteja acabando.

Mas isso não passa de histeria de eco-alarmistas.

Segundo o Doutor Luiz Carlos Molion, membro da TFP, Tradição, Família e Propriedade e porta-voz dos ruralistas, o dióxido de carbono não tem relação com o aquecimento global.

Já o professor Ricardo Felício, monarquista e, também, porta-voz dos ruralistas Ricardo Felício, o nome "rainforests" —na tradução livre "florestas da chuva"— já diz tudo. Se desmatar a Amazônia inteira, em cinco anos as árvores estão lá de novo, porque chove lá dentro.

Caos climático é historinha inventada por comunista, disfarçado de ecologista, que não quer que a gente faça pasto na Amazônia. Depois vão distribuir tudo para o MST ou, pior, para os índios.

Outra prova de que não há aquecimento global, é que os brasileiros nunca frequentaram tantas estações de esqui como no último inverno. Bariloche virou o Guarujá, um horror.

Se o aquecimento global for mesmo uma realidade, não tem problema. Inventamos o ar-condicionado para isso. O povo mais humilde poderá fazer como os cariocas e pegar ônibus de sunga.

Será bom para nós, paulistas, que ficaremos mais próximos do litoral. Imagina sair da Faria Lima e ir à praia na hora do almoço, de patinete? Teremos o melhor de São Paulo e do Rio de Janeiro. O calor já temos.

Mas o mundo não vai acabar. Só a humanidade será extinta. Aquela música de axé que fala "É o fim da aventura humana na terra" finalmente fará sentido.

Se não tiver mais jeito, aí é problema da próxima geração. Não vou me sacrificar para que vagabundos tenham uma boa vida sem nenhum esforço. Eles que lutem.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.