Descrição de chapéu Enem Fies forças armadas

Leitora critica prefeito e governador por permitirem aluno em escolas de lata em SP

Emenda de feriado na Câmara e atitude de policial em briga de rua estão entre os temas comentados na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Escola de lata
Eu gostaria muito que o governador e o prefeito despachassem em gabinetes de lata ("Alunos passam mal com o calor em escolas de lata de SP", Cotidiano, 15/11). Que tal?
Quenia Elisangela Lima Montenegro (São Paulo, SP)

Construída de maneira provisória, escolas de lata persistem em São Paulo. Na foto, a escola estadual Jardim Maria Dirce 3, em Guarulhos, continua com a estrutura de aço
Construída de maneira provisória, escolas de lata persistem em São Paulo. Na foto, a escola estadual Jardim Maria Dirce 3, em Guarulhos, continua com a estrutura de aço - Karime Xavier/Folhapress

É muito cinismo afirmarem que está tudo bem com crianças pobres que estudam no forno com um ventilador ligado.
César de Oliveira Lima (Salvador, BA)


Queda de braço
O que de fato salva uma nação é a educação ("Governo Lula tenta debelar nova disputa entre PF e Forças Armadas", Política, 15/11). Deveriam mobilizar professores em massa por todo o país e assim, tendo apoio e segurança das Forças Armadas (hoje reduzida a limpeza de quartéis), fazer uma revolução material, cultural e social. Alemanha e Japão fizeram isso no pós-guerra. Forças Armadas precisam amar o Brasil. Não entenderam que, mais importante que medalhas e benesses, a ordem do dia é desenvolver este país. Chega de mistura de armas, Bíblia, bala e centrão. A gente quer comida e arte.
Severo Pacelli (Uberlândia, MG)


Câmara emenda feriado
Com tantos projetos para serem votados, como a Reforma Tributária, deputados e senadores deviam dar exemplos e não emendar o feriado ("Câmara emenda feriado e coloca em espera projetos de interesse do governo Lula", 15/11, Política). Com o status que eles têm era de se esperar mais empenho e trabalho.
Marcos Jose Cardoso de Oliveira (Campinas, SP)


Sob alerta máximo de calor
Pessoas não devem sair às ruas e se expor a esse calor ("Brasil tem 116,6 milhões de pessoas vivendo sob alerta máximo de calor", Cotidiano, 15/11). É preciso beber muita água, de preferência fria. A que ponto chegamos. Quarenta anos atrás a chegada do verão era uma festa. Hoje se transformou em pesadelo. Uso descontrolado de combustíveis fosseis vai extinguir a civilização que ajudou a construir. Portanto trabalhemos para preservar o ambiente e por fontes de energia renováveis. E, antes que esqueça, rezemos e muito.
Dionisio DeBarros (São Paulo, SP)


CPI da Enel
Vamos falar sobre o problema de energia e água ("Calor faz demanda por energia atingir o maior patamar da história no Brasil", Mercado, 15/11). Como se pretende resolver o problema? O presidente da Enel obteve permissão para ficar calado na CPI. Com essa atitude, percebe-se o quanto ele não está interessado em esclarecer nada.
Valdicilia C. Tozzi de Lucena (São Paulo, SP)


E seguem desmatamento e incêndios florestais para abrir pasto e lavoura. Controle populacional ninguém nem cogita. Viva o capitalismo. Se não conseguimos acabar com ele, ele vai acabar com a gente.
Eliane Freitas (São Paulo, SP)


Crônica e artigo
Independentemente do assunto, ler Mario Prata massageia o cérebro ("A crônica está agonizando e é confundida com artigo, afirma o escritor Mario Prata", Ilustrada, 15/11).
Jorge F. Zakimi (Marília, SP)

O escritor Mario Prata, 77, em seu apartamento em São Paulo
O escritor Mario Prata, 77, em seu apartamento em São Paulo - Eduardo Knapp/ Folhapress

Recepção aos palestinos
A beleza da foto publicada na Folha não está no Lula abraçando o menino, no Dino olhando para a escada, no militar cumprimentando o recém-chegado ("Avião com 32 repatriados da Faixa de Gaza pousa em Brasília", Mundo, 14/11). A verdadeira beleza da foto é a emoção real da menina, expressa em seu rosto e braços ao encontrar o ente querido.
Carlos Valmer (Rio de Janeiro, RJ)

Brasileiros que estavam na zona de conflito da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, chegam ao Brasil após serem repatriados pelo governo brasileiro; o presidente Lula foi à base aerea de Brasília para recebê-los
Brasileiros que estavam na zona de conflito da Faixa de Gaza, no Oriente Médio, chegam ao Brasil após serem repatriados pelo governo brasileiro; o presidente Lula foi à base aerea de Brasília para recebê-los - Pedro Ladeira/Folhapress

Atitude policial
Não poderia intervir porque estaria de folga ("Homem armado ameaça jovem negro em SP, e policial se recusa a agir por estar ‘de folga’; veja vídeo", Cotidiano, 14/11). Mas ameaçou cidadão sob a desculpa de estar sendo desacatada por ser policial quando teve a atitude questionada.
Sonia Ribeiro (São Paulo, SP)

Ótimo exemplo de como funciona o racismo estrutural.
Cassiano Laureano Couto (São Paulo, SP)


Criança morre em van
Que tristeza ("Criança morre ao ser esquecida dentro de van em São Paulo", Cotidiano, 15/11)! Imagino o sentimento dos condutores, mas nada se compara com a dor dos pais! Isso mostra a falta de responsabilidade do ser humano! Triste demais!
Carla Gisele Trentino Albano (São Paulo, SP)


Privatização da Sabesp
O povo não quer privatização ("Privatização da Sabesp deve chegar ao plenário da Alesp em 5 de dezembro", Painel, 15/11). Abutres da ganância estão ávidos, sabem que água e energia é lucro líquido e certo: "Se não pagar, corta". São extintas a função social do estado que atende a pobres, desempregados, vítimas de inundações e temporais. A estes pobres que políticos vão pedir votos. Em Mirassol (SP), a privatização cobra, sem dó, tarifa 70% mais cara do que a de cidades vizinhas.
Helio Cardoso (Mirassol, SP)


Dívida de Bolsonaro
Bolsonaro, em virtude de sua inelegibilidade, não poderia estar fazendo atividade política remunerada pelo fundo partidário ("Bolsonaro diz que pagou R$ 72,6 mil após condenação por atacar jornalistas", Política, 15/11). Isso é um escárnio.
Raimundo Carvalho (Vitória, ES)


Abdias Nascimento
Tive o privilégio de ter morado em frente ao sobrado em que residia a família de Abdias: a mãe Léa, os filhos Bida e Henrique (o próprio Abdias, separado de Léa, não morava lá), em Botafogo, no Rio. Bida era meu colega no Santo Inácio, Henrique alguns anos mais velho. Gostava deles e aprendi com eles. Estavam à frente da consciência do tempo ("Abdias Nascimento via na atuação política caminho para combate ao racismo", Política, 15/11).
José Fernando Marques (Brasília, DF)

Abdias Nascimento (1914-2011)
Abdias Nascimento (1914-2011) - Tuca Vieira - 14.jul.06/Folhapress

Justiça enviesada
"Judiciário continua preconceituoso e machista, diz Cármen Lúcia" (Política, 15/11). E perdulário e desconectado da realidade do país.
Rodrigo Andrade (Belo Horizonte, MG)


Exame para juízes
Concurso para poder prestar concurso ("Exame para juízes proposto por Barroso é aprovado com incentivo a negros e indígenas", Política, 15/11). Que ideia mais absurda. Se o objetivo era facilitar o ingresso, a solução terá efeito contrário.
Maria Clara Abalo Ferraz de Andrade (Cabo Frio, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.