Descrição de chapéu chuva

São Paulo tem alagamentos, chuva de granizo e falta de energia após dias secos

Paulistanos relatam apagão nesta quarta (15); Enel afirma que rajadas de vento de 55 km/h afetaram parte da área de concessão da distribuidora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma semana depois de temperaturas máximas acima de 30ºC, o tempo seco deu lugar à chuva na noite desta quarta-feira (15) na região metropolitana de São Paulo e em várias partes do estado.

Houve relatos de alagamentos, chuva de granizo e falta de energia elétrica em várias regiõesa da cidade. A distribuidora Enel não informou quantos clientes ficaram sem luz.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos às 19h.

Céu fechado no início da noite desta quarta-feira (15), em Perus, na zona norte de São Paulo; depois de dias secos, São Paulo volta a ter chuva - Adriana Toffetti/Ato Press/Agência O Globo

Houve relatos em redes sociais de chuva de granizo no começo da noite.

Segundo o CGE, áreas de instabilidade associadas ao calor, que se deslocaram das regiões de Campinas e de Jundiaí provocaram chuva, principalmente na zona norte, em bairros como Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Horto Florestal.

"Há potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos", diz o órgão municipal, em seu site, que às 19h50 tinha registros de alagamentos intransitáveis, um na avenida Luiz Dumont Villares, na Vila Guilherme, zona norte, e na avenida Pompeia, próximo à rua Palestra Itália, na Pompeia, zona oeste.

Na zona leste, carros não conseguiam passar avenida Alcântara Machado, sentido centro.

Por volta de 19h40, a rua Manoel Dutra, na Bela Vista, centro, estava praticamente intransitável, no quarteirão logo após o cruzamento com a avenida 9 de Julho, onde está sendo construída a estação 14 Bis, da linha 6-laranja do metrô.

A cidade também entrou em estado de alerta para transbordamentos de rios nas zonas norte, sul e leste. Mas voltou à normalidade às 21h. O estado de atenção para alagamentos terminou às 21h50.

Os bombeiros afirmaram ter recebido 122 chamados para quedas de árvores na região metropolitana e oito para desabamentos, sem vítimas, além de 11 para enchentes e alagamentos.

A Defesa Civil estadual emitiu vários alertas para chegada de chuva forte na região na noite desta quarta.

Moradores da cidade de São Paulo relataram falta de energia em bairros das zonas norte e leste. Na zona sul, não havia luz na avenida dos Bandeirantes, na região do aeroporto de Congonhas, por volta das 20h. O Butantã, na zona oeste, igualmente ficou às escuras.

Uma tempestade com rajadas de vento acima de 100 km/h no último dia 3 deixou mais de 2 milhões de pessoas sem energia na região metropolitana —milhares ficaram sem luz por mais de 100 horas.

Em nota, a Enel afirmou nesta quarta-feira que as fortes chuvas e rajadas de vento de até 55 km/h que atingiram parte da área de concessão da distribuidora interromperam o fornecimento de energia para alguns clientes.

"O CGE, da Prefeitura de São Paulo, informou estado de atenção para alagamentos em toda a Capital paulista a partir das 19h02. A região Norte e os municípios de Osasco, Santo André e Cotia foram as mais afetadas", disse.

"A distribuidora seguirá com reforço das equipes em campo para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado."

No estado, Santo Antonio do Pinhal foi a cidade mais atingida pela chuva, com a queda de 36 árvores, segundo a Defesa Civil. Também não houve vítimas.

MAIS CHUVA

A chuva não significa que o calorão já acabou. Medição parcial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que às 15h desta quarta foi registrada a temperatura de 36,2ºC na estação meteorológica do mirante de Santana, na zona norte.

Para esta quinta-feira (16), a previsão é de 38ºC, de acordo com a agência Climatempo, e há possibilidade de a capital paulista ter o dia mais quente em ao menos 80 anos, desde que o Inmet passou a fazer a medição. O recorde atual, de outubro de 2014, é de 37,8ºC.

Nesta quarta-feira, a Defesa Civil paulista emitiu um alerta para tempestades e rajadas de vento intensas para todo o estado de São Paulo, previstas entre esta sexta-feira (17) e domingo (19).

De acordo com a nota, as rajadas de vento poderão variar entre 60 km/h e 80 km/h, podendo alcançar, antes ou durante as chuvas, até 100 km/h. Há potencial para queda de árvores.

"Para as condições de chuvas na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, os acumulados [de chuva] devem ser de 100 mm", diz o alerta.

Segundo o CGE, a capital paulista deve ter chuva forte sábado (18) e domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.