Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas

Jesus avisa que não vai arrebatar quem fala de apocalipse no Carnaval

Baby do Brasil errou ao falar de fim do mundo em trio elétrico para uma plateia que tomava sacolé de Corote em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre pessoas desmaiando com o calor e a discussão "é bloco ou bloquinho?", o Carnaval foi marcado por uma rinha apocalíptica de trios elétricos, em Salvador.

Na madrugada do domingo, as cantoras Ivete Sangalo e Baby do Brasil debateram, em pleno circuito Barra Ondina, o apocalipse bíblico.

Em um encontro com o trio elétrico de Ivete, Baby mostrou que não está "Tudo Azul, Adão e Eva no Paraíso". Muito menos está "na hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor".

"Todos atentos, porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o senhor enquanto é possível achá-lo", disse a ex-Novos Baianos.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma Baby do Brasil gigantesca. Ela caminha por entre pequenos carnavalescos em chamas. Trios elétricos pegam fogo. A cantora segura um  microfone numa mão e uma bíblia na outra. De sua boca e olhos saem labaredas de fogo. De sua cabeça uma explosão atômica toma forma e em breve vai destruir tudo ao redor.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 14 de fevereiro de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Após ouvir a pregação da colega como se estivesse assistindo, ao vivo, a chegada dos próprios sete anjos com sete pragas, Ivete retrucou: "Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse quando gente maceta o 'acopalipse' (sic)".

A frase da baiana virou ditado popular e o termo "acopalipse" se tornou a nova melhor palavra para se falar errado, assim como "guspe", "imbigo" e "mortandela".

Porém, o discurso de Baby conseguiu provocar um imediato "acopalipse" na animação do público e mudou a definição de pessoa chata. A não ser que seja cantando "Minha pequena Eva", falar de fim de mundo no Carnaval é como falar a verdade quando alguém pergunta "como vai?". Como cantar "Yeshua" no lugar de Iemanjá em show de axé (!), como fez outra cantora.

Há até quem diga que o filho de Deus excluiu, da lista de "arrebatados", quem fala de apocalipse no Carnaval.

Mesmo que as intenções de Baby do Brasil sejam as melhores, Carnaval não é uma boa hora para dar conselhos. Como avisar sobre apocalipse para quem bebe sacolé de Corote e chupa pirulito de MD? Ninguém tem medo de morrer no Carnaval.

Ivete Sangalo canta 'Macetando' e tem debate sobre apocalipse com Baby do Brasil, no Carnaval de Salvador
Ivete Sangalo canta 'Macetando' e tem debate sobre apocalipse com Baby do Brasil, no Carnaval de Salvador - Reprodução/Bandplay

Segundo cristãos como Baby, o "arrebatamento" é o movimento que será feito por Jesus para levar almas perfeitas e incorruptíveis para o paraíso. Se ela estiver certa, muita gente ficará por aqui, incluindo cristãos fundamentalistas.

Se o paraíso for como descreve a Bíblia, com anjos tocando trombetas, almas perfeitas e pessoas que adoram melar Carnaval com profecias apocalípticas, ficar de fora desse tal de "arrebatamento" não parece ser um mau negócio. Ainda mais se no paraíso não tiver Carnaval.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.