Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio
Descrição de chapéu Todas ifood

Ninguém mais precisa cozinhar

Para que lavar verduras se dá para receber, em um clique, um hambúrguer?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em entrevista para a Folha, Fabricio Bloisi, fundador do aplicativo de entregas iFood, afirmou que, em dez anos, as taxas de entrega ficarão tão baratas que ninguém mais precisará cozinhar.

A declaração embrulhou o estômago de muitas pessoas na internet e recebeu protestos de cozinheiros e nutricionistas.

Mas o presidente do iFood tem um ponto. Ninguém mais precisa ou quer cozinhar.

Para que lavar verduras e preparar legumes se dá para receber, em um clique, um hambúrguer, um quibe ou yakisoba?

Para que preparar um sanduíche se podemos pagar para alguém montar e outra pessoa transportar e aguardar no local por um salário menor do que o preço do sanduíche?

Sabemos que o ato de cozinhar existe desde o Paleolítico, há quase 2 milhões de anos. Quando o homem descobriu que a carne, assada no fogo, ficava muito mais suculenta e fácil de comer, foi uma revolução para a nossa espécie.

Mas quem vive no Paleolítico ainda? Muito melhor hoje, quando vivemos confortavelmente em apartamentos de 40 metros quadrados e passamos a maior parte do tempo presos no trabalho e no trânsito.

A nova revolução será desligar o fogo e dizer: "Vamos pedir pelo aplicativo?". Teremos mais tempo para trabalhar e ficar presos no trânsito.

Alguns dizem que cozinhar e decidir os ingredientes da sua comida, sem depender de outras pessoas, é um grito de independência. Mas quem quer independência?

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos um beco com uma placa onde está escrito: Proibido jogar lixo. Uma montanha de lixo, com embalagens de comida pedidas por aplicativo se amontoa por todo o desenho. No meio de embalagens, sacolas, sachês de molho podemos ver um fogão e um botijão de gás. Ao fundo uma cidadde com  muitos outdoors gigantes e luminosos onde se lê: Delivery!  I Fud ! Peça.Entrega
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 21 de fevereiro de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Ninguém mais quer sentir o aroma de ervas frescas sendo picadas. Ou ouvir o som da manteiga derretendo na frigideira. Experimentar os ingredientes e explorar o paladar a cada passo da receita. Comer um arroz recém-saído da panela, com o fundo levemente queimado. Deus me livre.

Pior ainda é cozinhar para os outros. Imagina só agradar a alguém que você ama com comida, um dos maiores prazeres da vida. Reunir os amigos em volta de uma churrasqueira. Assar um belo corte de carne, com linguicinha e pão de alho. Preparar brócolis e palmito que, com a reação de Maillard, ficam mais gostosos do que carne. Credo.

Quem quer quebrar um ovo na frigideira, ouvir o som da clara estourando? Colocar por cima do arroz com feijão?

Estourar a gema mole e ver ela escorrendo pela comida, como lava de um vulcão, com explosões de sabores? Credo. Deus me livre.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.