Flávia Boggio

Roteirista. Escreve para programas e séries da Rede Globo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Flávia Boggio

Jingle 'Kamala lá' já é sucesso no Brasil

Brasileiros adotam democrata como heroína nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando o habitante do planeta Terra contemporâneo acha que já basta de ser testemunha de fatos marcantes, eis que a história mundial dá mais um "plot twist" carpado.

No domingo, após um atentado que quase tirou a vida do candidato republicano Donald Trump, o presidente americano Joe Biden desistiu da reeleição. Para substituí-lo, escolheu sua vice Kamala Harris.

Os brasileiros, sempre emocionados, comemoraram a mudança e já adotaram a candidata como heroína nacional.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos uma gigantesca Kamala Harris desfilando sorridente. Ela segura uma bandeirinha dos Estados Unidos da América numa das mãos. Da sua outra mão um míssel de longo alcance é disparado. Ao seus pés uma exército de tanques de guerra avançam e ao seu lado, Drones bombardeios voam rumo à mais outra guerra. Explosões à frente e atrás dela. Ela agradece alegremente: Thank you Brazil!
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flavia Boggio de 25 de julho de 2024 - Galvão Bertazzi/Folhapress

Desde o anúncio da escolha de Harris, o número de recém-nascidos batizados como Kamala saltou de zero para 459. Também foram registradas meninas com o nome Kamila Rara e meninos como Kamalaharris, batendo outras homenagens a americanos como Washington e Waldisney.

Do Oiapoque ao Chuí, inúmeros brasileiros já declararam apoio à candidata. Carros de som já rodam as cidades com o jingle "Kamala Lá", virando votos por todo o território

Em Osasco, a democrata já contabiliza 10% de eleitores e os números só crescem.

A campanha também é significante em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Mirian Santos conseguiu virar dez votos de seus familiares trumpistas. Um dos seus tios até jogou fora o boné "Make Brazil Great Again".

No trânsito de São Paulo, centenas de ambulantes vendem camisetas e bandeirões da campanha da democrata. Em Ipanema, no Rio de Janeiro, as toalhas com o rosto de Kamala estampado estão esgotadas.

Muitos brasileiros já doaram para a vaquinha virtual para levar o maior número de brasileiros para votar em Harris nos Estados Unidos. Até agora, mais de 200 potenciais eleitores já estão com passagem comprada.

Falta apenas o visto, o green card e o título de eleitor.

Para quem não conseguiu arcar com o valor, há a possibilidade de participar da caravana para votar nela em Americana.

A escolha de Harris também foi comemorada pelo mercado e pelo centrão, que já vê o nome da democrata como uma opção para a terceira via.

Segundo apurações, Kamala Harris já é presidente dos Estados Unidos no Acre. O ex-presidente Jair Bolsonaro, apoiador declarado de Trump, já planeja fazer seu protesto, alegando que tem provas de que as urnas foram fraudadas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.