Ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.
Haddad está 100% certo
O prefeito Fernando Haddad está recebendo críticas de motoristas por causa do aumento do trânsito para os carros por causa dos novos corredores de ônibus. Esperem: ele vai apanhar ainda mais.
Mas o prefeito não está 99% certo. Está 100% certo.
Aliás, é o único resultado até aqui concreto da gestão de Haddad, que ainda está muito longe das promessas de inovação feitas durante a campanha.
Dados estão mostrando que nos novos corredores --Congonhas direção ao centro, na 23 de maio, por exemplo-- a velocidade dos ônibus duplicou.
Somos uma cidade carro-dependente em que o indivíduo pega o carro até para ir na padaria a duas quadras. Ou não anda 20 minutos para pegar um metrô.
O papel dos governos é criar mais estímulo para o transporte público. O que eu incluo melhorar as calçadas para as pessoas caminharem.
Como o leitor sabe, sou contra aumento de impostos. Com uma exceção: o pedágio urbano parar tirar o carro na rua e desde que esse dinheiro vá integralmente para o transporte público.
Mas sei que vamos ter de aguardar um estadista, desses capazes de contrariar muita gente e pouco preocupado na reeleição.
Enquanto isso, cada centímetro ganho para o transporte público deve ser apoiado.
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Está mais do que na hora de os poderes públicos estimularem o compartilhamento de carros, o que é muito fácil com os sistemas de geolocalização.
Um exemplo é o Caronetas, cada vez mais apoiado por empresas. Veja o projeto
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