Guilherme Boulos

Professor, militante do MTST e do PSOL. Foi candidato à Presidência da República e à Prefeitura de São Paulo.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Guilherme Boulos

A vingança do Borba Gato

Manter Galo, Biu e Thiago presos é a vingança do grupo social que comanda o Brasil de privilégios e desigualdades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na última sexta (6), a Justiça de São Paulo determinou a prisão preventiva de Paulo Galo, Danilo Biu e Thiago Zem pelo ato na estátua do Borba Gato. A manifestação abriu o debate na sociedade sobre homenagens a figuras nefastas da história nacional.

Manuel de Borba Gato foi um bandeirante envolvido no extermínio de indígenas e negros escravizados no século 17. A superação do racismo e a valorização da identidade cultural indígena passa, dentre outras coisas, pela reparação da memória histórica. Manter homenagens àqueles que promoveram a opressão é o oposto disso. Por isso, defendi na campanha à prefeitura em 2020 a substituição da estátua de Borba Gato por uma de Zumbi dos Palmares.

Mas o que está em jogo não é sequer o mérito do ataque à estátua, mas uma ordem de prisão sem fundamentação legal, denunciada por criminalistas como Augusto de Arruda Botelho.

Após a ação, Paulo Galo e Danilo Biu se apresentaram voluntariamente à polícia para esclarecimentos. Thiago Zem nem participou do ato, foi simplesmente o motorista do caminhão que levou os materiais até o local. Mesmo assim, o judiciário paulista determinou a prisão temporária de Paulo Galo. A prisão temporária é um recurso excepcional, que só pode ser aplicado quando imprescindível para as investigações, o que visivelmente não era o caso. Tanto é que o STJ concedeu habeas corpus para a libertação de Galo.

Aí é que o absurdo jurídico ficou flagrante. A juíza Gabriela Bertoli ignorou a decisão da corte superior por 24 horas e expediu na sequência uma nova prisão, desta vez preventiva, incluindo ainda Danilo Biu e o motorista Thiago Zem, que estavam em liberdade. O despacho da juíza novamente desconsiderou os requisitos previstos no Código de Processo Penal, alegando sem maiores fundamentações que os três investigados ameaçavam a ordem pública. Além disso, sequer referiu-se à possibilidade de aplicar medidas cautelares alternativas à prisão, o que é exigido por lei desde 2019.

Pode-se concordar ou não com o método da ação na estátua do Borba Gato. O debate é legítimo. O que não é legítimo é manter pessoas presas ao arrepio da lei, apenas como forma de vingança. Já vimos como abusos judiciais fizeram mal ao país nos últimos anos. Aliás, vemos todos os dias com a aplicação do viés punitivista de encarceramento em massa —utilizando, inclusive, dos mesmos expedientes desta prisão— que nos levou a ter a terceira maior população carcerária do mundo, com o perfil já conhecido: jovens, negros e pobres.

Manter Galo, Biu e Thiago presos é a vingança do grupo social que comanda o Brasil de privilégios e desigualdades que Borba Gato ajudou a construir. Defender a liberdade imediata deles é um dever democrático.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.