Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Não mudar para mudar

Apesar de os recentes governos terem sido bem avaliados, uruguaios decidiram que é hora de mudar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Num momento em que países latino-americanos passam por turbulências relacionadas à polarização política, chama a atenção a tranquilidade com que o Uruguai enfrentou um pleito disputadíssimo.

O candidato conservador Luis Lacalle Pou derrotou no segundo turno, por margem estreitíssima, Daniel Martínez, da Frente Ampla, uma coalizão de partidos de centro-esquerda. Mesmo assim, a campanha transcorreu sem radicalização. Os postulantes até discutiram seriamente questões importantes, como o aumento da violência. Qual é o segredo do Uruguai?

Peço aqui licença para voltar a citar o livro “Why Bother with Elections?”, do cientista político Adam Przeworski, de que falei há pouco. Przeworski é um minimalista. Define a democracia como a possibilidade de o eleitorado remover pacificamente um governante. Foi isso que os uruguaios fizeram ao pôr fim a 15 anos de governos da Frente Ampla.

Bandeiras do Uruguai, da Frente Ampla e dos partidos Nacional e Colorado, em festa conjunta em Montevidéu
Bandeiras do Uruguai, da Frente Ampla e dos partidos Nacional e Colorado, em festa conjunta em Montevidéu - 27.nov.2019/Reprodução

Apesar de as três administrações da coalizão terem sido bem avaliadas, os uruguaios decidiram que é hora de mudar. A própria Frente Ampla, a julgar pelas reações de seus líderes, não pareceu muito incomodada em deixar o poder. Por quê?

Przeworski afirma que uma das condições para a democracia funcionar bem é que o resultado de eleições não faça muita diferença. É por saber que não têm muito a perder que os derrotados se conformam em ir para a oposição, cientes de que a outra parte fará o mesmo quando chegar a sua vez.

O Uruguai estabeleceu consensos básicos que facilitam esse processo. Ninguém propõe grandes mudanças na economia e mesmo a pauta de costumes não deve sofrer guinadas. O conservador Lacalle diz que vai mexer em pontos da legalização da maconha, mas mantendo a possibilidade de os usuários plantarem sua própria erva.

Não que revoluções pelo voto sejam impossíveis, mas a democracia combina mais com o incrementalismo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.