Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Alto lá, ditadores

Não há motivo para criar discriminações extras contra os mais velhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hoje eu estou bravo. Ainda não tenho 60 anos, de modo que certos prefeitos podem dormir tranquilos. Mas, se tivesse e algum alcaide populista tentasse me impedir de fazer o que é facultado a qualquer um com 59 anos, eu resistiria, recorrendo à força se preciso. O direito, afinal, autoriza cidadãos a usar de todos os meios necessários para repelir injusta agressão.

Estou falando de iniciativas, como a do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, de multar maiores de 60 anos que estejam circulando pela cidade sem justificativa, e de ideias, como a do alcaide carioca, Marcelo Crivella, de impor hospedagem compulsória a idosos em hotéis.

Sim, vivemos tempos excepcionais que justificam medidas excepcionais. Entendo e defendo que se instituam restrições momentâneas aos direitos de ir e vir e de reunião, mas não há nenhum motivo para estabelecer discriminações extras contra os mais velhos. A circulação de idosos não representa uma ameaça maior para a sociedade do que a de jovens; o perigo que saídas desnecessárias implicam para o próprio sujeito é do âmbito da autonomia individual.

Funcionários da prefeitura limpam terminal de ônibus efaz lavagem em Porto Alegre - Dani Barcellos/Enquadrar

Não quero, com essas observações, negar que pessoas mais velhas corram mais risco com a Covid-19. As estatísticas deixam isso muito claro. Os idosos devem mesmo se precaver. Vou mais longe: as famílias têm legitimidade para usar de todos os artifícios da chantagem emocional para demover pais e avós da superexposição, mas não cabe aqui tutela por parte de nenhuma autoridade.

Não é preciso mais do que um simples experimento mental para ver o absurdo da coisa. Negros, pela maior prevalência de hipertensão arterial e diabetes, também estão sob maior risco de desenvolver quadros severos de Covid-19. Vamos então proibir esse grupo étnico de circular "sem justificativa"?
Vivemos um momento difícil, que exige ações assertivas, mas nada justifica a criação de novos apartheids.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.