Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

A vingança dos suecos?

Imunidade de rebanho reaparece como algo não só factível mas como fenômeno que já estaria até em curso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de ter sido execrada como a pior estratégia possível para lidar com a Covid-19, a busca pela imunidade de rebanho vem reaparecendo como algo não apenas factível mas como fenômeno que já estaria até em curso em certas cidades. Será que estamos diante da vingança dos suecos?

Em áreas mais duramente atingidas pela epidemia, como a Lombardia, Estocolmo, Nova York e São Paulo, constata-se que o número de novos casos caiu e não voltou a crescer, apesar de grandes diferenças no ritmo de reabertura e de a proporção de infectados detectada em inquéritos sorológicos quase nunca ter excedido os 20% da população, limiar que, pelos cálculos iniciais, deveria ser insuficiente para uma imunidade coletiva.

É cedo para determinar se esse efeito é real ou só uma ilusão de momento. Insisto também em que a posição mais ética a adotar, dado o nível de informação que tínhamos no início da pandemia, era a mais cautelosa. Mesmo assim, não faltam explicações para o que pode estar ocorrendo —e isso é o fascinante na ciência.

Uma parte delas tem a ver com a matemática. A fórmula para o cálculo da imunidade de rebanho pressupõe uma população homogênea e totalmente suscetível à doença. No mundo real, a população é heterogênea e se subdivide em clusters com pouca comunicação entre si. Isso pode mudar as contas.

Ainda mais decisiva é a questão da imunidade, que é mais complexa do que se pensava, envolvendo respostas humorais (de anticorpos) e celulares (linfócitos T), além da possibilidade de existirem coortes imunes ao vírus. É a tal da imunidade oculta, de que pesquisadores como Sunetra Gupta já falavam.

É aí que desponta uma dúvida crucial. Uma série de estudos sugere que a imunidade para a Covid-19 será de curta duração (meses). Segundas infecções tenderão a ser mais brandas, como é o mais frequente com vírus, ou provocarão reações exacerbadas, como se vê com a dengue?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.