Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Bolsonaro ficou inteligente?

Ele sabe traçar objetivos, como a busca pela reeleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro é inteligente? De quando em quando lanço essa pergunta, sempre definindo inteligência como a capacidade de traçar objetivos e seguir uma estratégia elaborada para alcançá-los.

Ilustração mostra o presidente Jair Bolsonaro vendado segurando caixas de remédios com emas ao redor dele.
Bolsonaro, entre remédios ineficazes contra a Covid e as emas - Caio Borges/Piauí

O presidente passa com facilidade pela primeira parte do teste. A meta que ele se propôs é a reeleição. Faz sentido. É o melhor caminho para evitar a cadeia depois que ele perder as imunidades e o foro especial. O plano B seria obter um passaporte italiano e voar para Roma no dia 31/12/2022. A Itália, como o Brasil, não extradita nacionais.

É na segunda parte do teste que os cálculos presidenciais se tornam mais duvidosos. Até que ele começa bem. Tenta viabilizar a reeleição turbinando o Bolsa Família e o rebatizando com um nome mais facilmente identificável à sua administração. É meio simplório, mas já deu certo no passado. O próprio Bolsonaro experimentou um pico de popularidade no ano passado, enquanto o governo pagava o auxílio de R$ 600.

O presidente escancara suas limitações cognitivas quando, no dia em que a CPI apresentaria o relatório que lhe imputa nove crimes, anuncia que o Auxílio Brasil será de R$ 400, mas não explica como chegará a esse valor sem furar o teto de gastos. O resultado, que até um estudante de ensino médio poderia prever, é alta do dólar e dos juros, o que significa mais inflação, que é, hoje, um dos principais obstáculos à recondução.

Particularmente grave é o fato de que há mais de ano se sabia que Bolsonaro teria de equacionar uma fórmula de ajuda —por causa da reeleição e porque os pobres precisam comer—, mas o presidente nada fez. Quer dizer, fez, sim. Ele descartou soluções mais racionais, que passariam pelo corte de despesas menos necessárias ou menos eficientes.

Meu diagnóstico é que Bolsonaro tem grande dificuldade para pensar algumas casas à frente e se limita
a reagir às situações que se lhe apresentam. Não chamaria isso de inteligência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.