Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman

Direito penal não deve ser usado como instrumento de educação

Pela violência que inevitavelmente encerra, deve permanecer como 'ultima ratio'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Ultima ratio regum" é a frase que o cardeal Richelieu mandou inscrever nos canhões franceses utilizados na Guerra dos Trinta Anos (1618-48). Significa "o último recurso dos reis". No século 20, a expressão "ultima ratio", agora sem o "regum", passou a ser usada para evocar o princípio da proporcionalidade no direito, em especial no penal. Esse ramo do direito recorre sempre a algum grau de violência.

Na versão "light", é intrusivo e abre flanco para o arbítrio de autoridades. Na pesada, joga pessoas na cadeia por longos períodos. Pelo princípio da proporcionalidade, leis penais deveriam ser o último recurso do legislador e dos órgãos repressores, usadas só para prevenir e reparar males piores do que aqueles que a própria violência estatal enseja.

Nos últimos anos, uma aliança entre militantes de causas, legisladores progressistas e membros do Ministério Público tenta transformar o direito penal numa ferramenta pedagógica. Se, quando criamos um tipo penal, ensinamos para a população que é errado nele incorrer, então deveríamos criminalizar todas as condutas que reforçam preconceitos e outras formas de discriminação que tanto mal causam à sociedade.

Eu apoio a maioria dessas causas progressistas, mas não creio que o direito penal deva ser usado como instrumento de educação. Para isso existem a escola, o debate na arena pública e até a boa e velha conversa de bar. O direito penal, pela violência que inevitavelmente encerra, deve permanecer como "ultima ratio".

Algumas das coisas que li nos últimos dias me assustaram. Houve quem sugerisse que basta uma pessoa defender que algo deixe de ser crime para ela mesma incorrer no delito de apologia desse crime. Fiquei preocupado. Venho já há décadas defendendo a legalização das drogas, do aborto, da eutanásia e uma redução ampla e geral das penas restritivas de liberdade. Se a moda pega, amargarei uns 30 anos de cana.

Ato pró-aborto em Londrina (PR) - Isaac Fontana - 22.ago.2020/FramePhoto/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.