Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu inflação juros

Inflação é problema que Bolsonaro não consegue terceirizar

Para ele, a culpa dos problemas é sempre dos outros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma das características mais marcantes da psique de Jair Bolsonaro é sua incapacidade de admitir erros. Para ele, a culpa sempre é dos outros. Seu maior desastre foi, sem dúvida, a gestão da pandemia. Ainda que o vírus tenha nos trazido surpresas, todas as informações necessárias para administrar a crise estavam ao alcance de um celular, com a chancela da OMS e de algumas das melhores instituições médico-científicas do mundo. Ainda assim, o presidente conseguiu cometer uma série impressionante de equívocos.

Ele não só não se esforçou para conseguir vacinas como fez o que pôde para desmoralizá-las. Afirmou que as pessoas poderiam virar jacaré se as tomassem. Ele não apenas não trabalhou para reduzir as taxas de contaminação como estimulou aglomerações. Até contra a pobre da máscara ele se insurgiu. O resultado se materializou na forma de quase 700 mil mortos, contrariando sua previsão inicial de que o Sars-CoV-2 não passaria de uma gripezinha. E ainda debochou dos doentes e propagandeou drogas que não funcionavam. Numa tirada surrealista, teve a pachorra de dizer que não errara em nenhuma medida em relação à pandemia.

Para Bolsonaro, a culpa pela doença e suas consequências deveria ser creditada a chineses, STF, governadores, prefeitos e ao destino em geral.

Não obstante a péssima gestão, a pandemia saiu barato para Bolsonaro. Ele não sofreu o impeachment e chegou a experimentar picos de popularidade com o auxílio emergencial de R$ 600.

Agora, pelo que se desenha, a inflação, pela qual Bolsonaro tem pouca culpa (as medidas econômicas insensatas que ele tomou agravam o problema, embora não o tenham criado), lhe custará a reeleição. E o bonito, quando se trata do "feel bad fator", o mal-estar econômico que contamina a política, é que ele é inapelável. Esse problema Bolsonaro não vai conseguir terceirizar.

Não acredito em deuses, mas aprecio seu senso de ironia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.