Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Folhajus

Será assustador se Lula mantiver Aras no cargo

Inércia do procurador-geral contribuiu para deterioração da democracia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Custa-me crer que figuras de escol do governo Lula cogitem de reconduzir Augusto Aras ao posto de procurador-geral da República (PGR). Lula, não custa lembrar, foi eleito prometendo recompor a democracia brasileira, e Aras é, na minha avaliação, um dos grandes responsáveis pela deterioração por que ela passou nos últimos anos.

Eu não saberia precisar se o PGR cometeu ou não crimes omissivos. Penso que o debate jurídico-filosófico é válido, mas, politicamente, a questão nem se coloca. Nessa esfera, não vejo como deixar de classificar o PGR como um inimigo público. Vejamos por quê.

O presidente Lula e o procurador-geral da República, Augusto Aras, em Brasília - Mauro Pimentel/AFP) - AFP

Dos mais de 200 milhões de brasileiros, Aras, na condição de PGR, era o único que tinha legitimidade constitucional para denunciar o presidente da República por infrações penais comuns. Era de Aras, portanto, a responsabilidade de conter "ab ovo" as investidas autoritárias de Bolsonaro. Mas o PGR fez exatamente o contrário. Aceitou tudo o que veio do ex-presidente e trabalhou para livrá-lo de qualquer responsabilização. Ao agir desse modo, Aras estimulou o golpismo atávico do ex-presidente.

E esse não foi o único nem o mais duradouro dos prejuízos. A inércia do PGR entupiu os canais ordinários de autodefesa das instituições, forçando o STF a tomar para si essa tarefa. Penso que o Supremo nos salvou de uma ruptura institucional, com a qual bolsonaristas flertaram abertamente, mas não sem custos. Se a corte já era vista como excessivamente politizada pelos petistas, passou a ser vista desse mesmo modo também pelos bolsonaristas. Levará anos para que a imagem do STF se recupere, se é que se recuperará. E isso não é bom nem para o equilíbrio dos Poderes nem para a democracia.

Um governo genuinamente interessado em reconstruir as instituições não chamaria Aras para continuar como PGR. É claro que é possível que as preocupações do governo sejam menos republicanas. Aí Aras faz todo o sentido.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.