Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Eleições 2024

Duelo pela vida

Ala política do PT insiste na tese de que gasto público é vida, o que é um problema para Haddad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mais uma vez, a ala política do PT investe contra o ministro da Fazenda de um governo do partido. A corrente que identifica gastos públicos com crescimento e vida, representada por Gleisi Hoffmann, se opõe à proposta de Fernando Haddad de equilibrar as contas em 2024. Defende que o governo se permita um déficit primário de até 2% do PIB. Quem tem razão?

Se, nas últimas décadas, o estatuto epistemológico da economia, entendido como a capacidade de desenvolver modelos que permitem previsões acuradas, avançou no campo da microeconomia, o mesmo não se deu na macro. Nela, coisas demais acontecem ao mesmo tempo, o que multiplica os fatores de confusão, estragando os modelos. O câmbio existe para humilhar os economistas, diz a velha piada.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em Brasília - Edu Andrade/Ascom/MF

Como política típica, Hoffmann não detalhou o que tem em mente. Ainda assim, é fácil ver que a versão forte da hipótese de que gasto é vida está errada. Se não existissem limites à capacidade do Estado de gastar, não haveria países pobres. Qualquer nação com renda per capita menor que a de Luxemburgo (US$ 127 mil) estaria comendo mosca, pois bastaria o poder público "investir" mais para zerar a diferença.

O que o mundo real revela é que países que insistem em gastar além de suas receitas e não têm credibilidade para endividar-se a juros razoáveis, como Venezuela e Argentina, se convertem justamente em Venezuelas e Argentinas. A literatura também mostra, é verdade, casos de países que tiveram seus problemas agravados porque o governo relutou em gastar num momento em que deveria tê-lo feito. A economia é mais complicada que a física.

José Guimarães, também da ala política do PT, foi mais cândido. Disse que o déficit é necessário para a legenda ir bem nas eleições municipais em 2024. O problema dessa posição é que ela contraria uma das leis de ferro da política, que é jamais admitir que o objetivo último de suas ações é só vencer eleições.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.