Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu Venezuela América Latina

Truque velho

Tentativa de Maduro de obter apoio popular recorrendo a nacionalismo é punhalada em Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novidade com que me deparo ao voltar de férias é ver Nicolás Maduro recorrendo a um dos truques mais velhos do mundo para agarrar-se ao poder, que é desencavar uma pauta nacionalista qualquer, transformá-la num "casus belli" contra algum vizinho e tentar transformar isso em apoio popular.

Até pode funcionar. O nacionalismo é um dos pontos fracos da nossa espécie. Quando os militares argentinos fabricaram uma manobra dessas em 1982, ao investir contra as Malvinas, conseguiram a façanha de fazer com que boa parte da esquerda platina, cujos integrantes vinham por eles sendo perseguidos e assassinados, os apoiasse na aventura. Há, obviamente, riscos. Como demonstra o caso argentino, os ditadores foram às vias de fato, perderam e foram defenestrados.

Nicolás Maduro mostra o mapa da Venezuela com a inclusão ilegal da região de Essequibo, na Guiana - Zurimar Campos - 5.dez.2023/Presidência da Venezuela/AFP - AFP

Mesmo quando o governante é mais hábil e circunscreve os brios nacionalistas ao reino da fantasia, sem se expor a uma guerra de verdade, a estratégia só funciona por um tempo, já que os problemas econômicos e políticos que o haviam colocado em dificuldades não desaparecem. São no máximo momentaneamente suspensos. Se o timing for bem calculado, pode ser o suficiente para vencer uma eleição —ou criar um pretexto para adiá-la.

Quem deve estar espumando de raiva com Maduro é Lula. O brasileiro foi muito além do que seria prudente ao readmitir o venezuelano no círculo da normalidade política subcontinental e se viu apunhalado pelas costas. A pantomima de Maduro cria uma dificuldade real para o petista. Se, em relação às guerras na Ucrânia e em Gaza, Lula podia portar-se como um franco-atirador, disparando opiniões desinformadas, porque ninguém o levaria muito a sério mesmo, agora ele se vê diante de um potencial conflito bélico em que a geografia o unge como mediador natural. É uma situação à qual não tem como escapar e em que suas ações têm peso. Vamos torcer para que se saia bem. A estabilidade regional depende disso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.