Hélio Schwartsman

Jornalista, foi editor de Opinião. É autor de "Pensando Bem…".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Hélio Schwartsman
Descrição de chapéu trânsito violência

Luta de classes no trânsito

Estudos mostram que motoristas de carros mais luxuosos tendem a ser mais agressivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Hoje eu vou dar uma contribuição para a luta de classes. Sempre que vemos um acidente envolvendo um carro de luxo e um normal, como ocorreu esta semana em São Paulo, no caso envolvendo um Porsche e um Renault Sandero, que custou a vida ao condutor do segundo veículo, presumimos, antes mesmo de conhecer os detalhes da história, que o motorista do automóvel mais caro é o responsável. Há base para tal expectativa? Provavelmente sim.

Há farta literatura mostrando que motoristas de carros mais caros tendem a ser mais agressivos e menos empáticos. A forma mais popular de aferir isso é contar o número de vezes que condutores de cada modelo param para dar passagem a pedestres. Num estudo da Universidade de Nevada, os pesquisadores constataram que a taxa de gentileza do motorista cai 3% para cada US$ 1.000 a mais no preço do veículo.

Porsche azul ficou com dianteira destruída após colisão com Renault Sandero na avenida Salim Farah Maluf, em São Paulo, na madrugada deste domingo (31); o condutor do segundo carro morreu - Divulgação/Polícia Civil - Divulgação

Cientistas finlandeses foram mais fundo e submeteram proprietários de carros a testes de personalidade. Embora haja grande ambiguidade nos resultados, os pesquisadores encontraram correlação positiva entre traços como teimosia, desagradabilidade e falta de empatia e a preferência por automóveis luxuosos, em geral de marcas alemãs. A interpretação desses achados é bastante especulativa, mas muitos acreditam que os donos de veículos mais caros se sentem superiores, o que produz um desligamento psicológico em relação aos demais motoristas e pedestres.

Não fico muito surpreso. A moralidade humana evoluiu no contexto de pequenas comunidades nas quais o status das pessoas, embora não fosse idêntico, não diferia tanto assim. Vivemos hoje em sociedades incomensuravelmente maiores com grupos bastante diversos. Isso é ótimo para a inovação, mas cobra um preço em coesão social. Não é um fenômeno muito diferente da rejeição à imigração, no qual a extrema direita europeia vem surfando.

Na dúvida, sempre espere a Lamborghini passar antes de atravessar a rua.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.