É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.
Corretivo em excesso nas olheiras está fora de moda
Maquiadores começam a questionar até que ponto eles devem esconder os "defeitos" da pele, como manchinhas, pintas e olheiras. "A ideia é valorizar a pele das mulheres, sem ter que transformá-las", diz Jake Falchi, maquiadora da M.A.C.
"Ninguém tem a região embaixo dos olhos totalmente clara, por isso temos usado menos corretivo para tampar as olheiras. A ideia é suavizar sem deixar a pele com aspecto maquiada, mantendo a naturalidade". A tendência agora é respeitar as cores e peculiaridades de cada pele, ao contrário do "no makeup look", no qual é preciso usar vários produtos para criar a ilusão de pele perfeita, sem manchas ou rugas.
Se você tem apenas manchas na testa ou somente olheiras, não precisa mais passar base nas bochechas e no queixo, por exemplo. As correções devem ser pontuais e leves (nada de massa corrida).
Jake conta que, nos backstages dos desfiles internacionais, maquiadores têm lançado mão de cosméticos, como hidratantes para olhos que aumentam a circulação sanguínea, clareando a região; ou antirrugas, que dão mais firmeza à pele. "É claro eles agem apenas por um tempo, mas ajudam a deixar a pele mais vistosa e a diminuir ainda mais a quantidade de maquiagem usada".
Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, chama essa técnica de "maquiagem orgânica". Nela, o maquiador vai cobrir com base e corretivo apenas algumas áreas e aproveitar os pedaços de pele que estão naturalmente bonitos.
"Vejo muita gente usando corretivo em todo o olho. Não é preciso, a olheira, normalmente, é mais escura apenas no canto interno, onde é mais profundo. Basta passar um pouquinho ali", diz Jake.
Durante o lançamento da coleção Julia Petit, uma das maquiagens criadas com os produtos mostrava a combinação do batom escuro com a pele natural (ver foto abaixo). "Usei pouco corretivo, para suavizar sem cobrir a olheira da modelo", conta Jake. Para Julia, a pele ao natural deixa o look mais jovem.
Divulgação/MAC | ||
Maquiadora usou pouco corretivo nos olhos da modelo, sem esconder o arroxeado das olheiras. |
PÁLPEBRA INFERIOR
A maquiagem nos olhos foi destaque nos desfiles das últimas semanas de moda. "Não aguentava mais fazer boca, finalmente os olhos voltaram", diz Jake, que participou dos backstages dos desfiles de Londres.
"De uns tempos para cá estamos usando pinceis mais largos e fofos para passar sombra na pálpebra inferior, não existe mais aquela obrigação de usar apenas pinceis finos", conta. Cerdas mais largas espalham mais a sombra embaixo dos olhos. A capa da "Aluure", revista americana especializada em maquiagem, mostra bem essa tendência, veja a foto:
Reprodução | ||
Capa da revista Allure |
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade