É formada em jornalismo pela PUC-SP e em ciências sociais pela USP. Foi editora-adjunta de Novas Plataformas e repórter da revista sãopaulo.
Cinco erros na maquiagem para deixar de fazer já
O que não falta é conta no Instagram e vídeo YouTube ensinando a maquiar. Muitos são excelentes, outros nem tanto. A coluna ouviu alguns profissionais para saber no que as mulheres andam errando na hora de se maquiar.
Contorno carregado
"A maquiagem deve destacar suas melhores características e não mudar quem você é", diz o maquiador Vicente Lujan, adepto da maquiagem natural. Para ele, mudar os ângulos do rosto deixo o look muito falso e pesado. Ao invés de lançar mão do pó mais escuro para afinar o rosto ou o nariz, o maquiador prefere começar iluminando. "Quando a gente ilumina, automaticamente evidencia os traços e enxergamos com muito mais clareza onde estão os pontos que temos que afinar.
Aplique corretivo [mais claro ou iluminador] no alto do nariz, ponta do queixo e arco do cupido dos lábios. Vá com calma, a ideia aqui é criar uma pele fresca e suave e não um rosto oleoso.
Lujan também diz que contornos pesados acabam envelhecendo a mulher. "A dica é sempre optar por uma maquiagem mais natural, que certamente te deixará mais jovem".
North West, filha de Kim Kardashian, brinca de fazer contorno
North West, filha de Kim Kardashian, brinca de fazer contorno
O tom da base errado
"Quando você escolhe uma base que tem um fundo rosa, cinza, ou muito laranja você certamente ficará com a aparência envelhecida", aconselha a maquiadora Kátia Freire. Qualquer que seja a textura que você escolher, teste sempre a base em seu queixo ou bochecha, durante a luz do dia, para ter certeza se realmente aquele tom é o seu. "Quando a gente usa a cor de base errada, toda a maquiagem fica desarmônica. Reserve um tempinho para achar uma marca que tenha a escala de cor que abrange a sua", diz.
Sobrancelhas gráficas
As sobrancelhas mais grossas e volumosas estão na moda, mas é preciso tomar cuidado. "O maior erro é tentar dar volume preenchendo com lápis ou sombra preta e criar um formato gráfico, deixando-as muito escuras, num desenho que não combina com o formato do rosto", afirma o maquiador Renato Mardonis. "Em caso de dúvida, siga sempre a forma natural da sua sobrancelha e, se quiser preencher falhas, faça isso com uma sombra marrom acinzentada e livre-se da tentação de tentar alongá-la ou dar outra forma. Fica muito fake".
Deixe o lápis preto para os olhos e use tons claros para desenhar as sobrancelha
Boca ressecada X textura matte
Uma boca ressecada não é apenas um detalhe, ela realmente acaba com seu look, ainda mais se você escolher usar um batom de textura matte. "Se seus lábios estiverem secos e rachados, é primordial que você faça uma esfoliação, com produtos específicos para essa região, aplique um lip balm em seguida, deixe o lábio hidratar, retire o hidratante e só depois aplique o batom", ensina o maquiador Alex Cardoso.
Blush chinelada
"O blush tem a função de corar as bochechas, devolvendo a cor que a base tirou e dar um ar de saúde no seu rosto. Ele deve ficar concentrado apenas no alto das maçãs, que você encontra facilmente sorrido. A cor deve ser a mais natural possível: nas mais clarinhas, um rosa sutil; nas morenas, pêssego ou coral; para as negras, o vinho cai bem. Não caia no erro de aplicar uma cor muito vermelha ou laranja e nem tente levar o blush para a orelha, na tentativa de afinar o rosto. Faça isso com um bronzer, sem brilho e da forma mais discreta possível, esfumando bem, sem deixar a linha evidente", explica o beauty artist Edu Hyde.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade