Igor Patrick

Jornalista, mestre em Estudos da China pela Academia Yenching (Universidade de Pequim) e em Assuntos Globais pela Universidade Tsinghua

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Igor Patrick
Descrição de chapéu China tiktok internet

Banimento do TikTok em Montana pode ser novo passo na disputa tecnológica

Ações governamentais de EUA e China criam fronteiras cada vez mais sólidas no ambiente digital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O estado americano de Montana é conhecido por ter mais gado que habitantes em suas mais de 300 montanhas e, no passado, por ter sido uma das principais fontes de ouro, prata, cobre e safira do país.

Desde meados de maio, porém, a região pode ter entrado na história por um fato talvez pequeno hoje, mas com consequências primordiais no futuro: o banimento da rede social chinesa TikTok.

Chancelada pelo governador Greg Gianforte, um republicano, a lei que proíbe o uso do aplicativo foi aprovada na Câmara estadual com relativa tranquilidade, com placar de 54 a 43. O texto acusa o TikTok de "reunir informações importantes dos usuários, acessando dados contra sua vontade para compartilhá-los com a República Popular da China", e estabelece multa diária de US$ 10 mil para os infratores.

Fotoilustração com o logotipo do TikTok - Dado Ruvic - 2.jun.23/Reuters

É, até agora, o mais longe que qualquer autoridade ocidental já foi em relação à popular rede chinesa. Caberá à Justiça decidir —a controladora do app, a ByteDance, já protocolou uma ação, alegando que a lei viola os princípios da liberdade de expressão previstos na Primeira Emenda—, mas a ofensiva não para aí.

Multiplica-se o número de países ocidentais dispostos a seguir o mesmo caminho, levando-nos para um novo ambiente digital: o de uma internet rachada, com fronteiras bem delimitadas. Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e União Europeia aprovaram leis que proíbem o uso do TikTok em dispositivos de funcionários de seus governos. Em nível federal, um comitê da Câmara dos Representantes dos EUA concedeu em março poderes a Joe Biden para banir a empresa de operar em território americano.

Discussões em torno do tema foram inicialmente recebidas com críticas por organizações da sociedade civil, mas os ânimos mudaram quando a ByteDance admitiu ter usado o app para espionar jornalistas do Financial Times e do BuzzFeed que cobriam a empresa. Ao menos nos Estados Unidos, as preocupações deixaram os corredores do Capitólio e chegaram aos eleitores, como mostra pesquisa do Pew Research Center: 50% dos americanos agora apoiam a proibição do aplicativo, contra 28% que se opõem.

A despeito de escândalos pontuais, ainda não há provas robustas de que o TikTok esteja ativamente colhendo informações de seus usuários (ou de que tenha poder para fazê-lo de forma ostensiva). Ainda assim, ao ser percebida como uma ameaça à segurança nacional, a rede chinesa pode ter inaugurado uma era em que as fronteiras da internet serão cada vez mais sólidas. Sob a mesma alegação, Donald Trump queria banir o WeChat, popular serviço de mensagem chinês, inicialmente uma versão local do WhatsApp.

Eleito ou não em 2024, quem garante que o republicano (ou seus aliados) vai parar por aí?

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, durante depoimento ao Congresso dos EUA - Olivier Douliery - 23.mar.23/AFP

Na China, é claro, esse processo está em curso há muito mais tempo. Desde o final da década de 1990 e com mais força a partir de meados dos anos 2000, um poderoso firewall bloqueia redes sociais, sites de notícia e serviços ocidentais. Google, Meta, Wikipedia e vários veículos de mídia estão inacessíveis há décadas para cidadãos chineses. Sob Xi Jinping, o cerco ficou ainda mais rígido, com relatos de pessoas levadas à prisão por usarem serviços de VPN, ferramenta que contorna o bloqueio.

A diferença é que, a despeito da minuciosa lupa aplicada pela censura chinesa às informações disponíveis aos seus cidadãos, o Ocidente costumava se gabar de seu modelo de "internet livre". O mito caiu com os múltiplos bloqueios aplicados pela Europa à mídia estatal russa durante a invasão da Ucrânia, e qualquer ilusão do tipo deve ruir de vez com as possíveis restrições ao TikTok e congêneres chineses.

Será uma questão espinhosa de lidar, com reflexos diretos não apenas ao que vemos (e deixamos de ver) na internet, mas também para a utopia de uma internet livre operando como ponte entre os humanos. No horizonte, Montana pode ter sido o primeiro passo de um novo capítulo na revolução tecnológica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.