Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Insegurança privada

Projeto do Executivo na Câmara quer desconstruir o controle de armas no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

De autoria do Executivo Federal, o projeto de lei 3.723/2019, em votação no Congresso, é prova cabal de que o governo escolheu concentrar a sua agenda na insegurança pública. O PL destrói o sistema de controle de armas do país e pode beneficiar o desvio para o crime e a formação de milícias armadas.

Estudos científicos mostram que o aumento de armas em circulação gera mais violência. Os mais de 40 mil assassinatos por arma de fogo registrados todos os anos no Brasil demandam propostas de aperfeiçoamento da fiscalização e controle, e não o contrário.

Ao designar a indivíduos a responsabilidade de cuidarem da própria integridade física ou material, o Estado transfere erroneamente para o privado uma responsabilidade que é sua. É hora de lembrar aos nossos governantes e parlamentares que políticas devem ser orientadas por evidências científicas e que a segurança é um direito de toda a população, e não apenas de uma minoria que pode pagar pela falsa sensação de proteção que a arma traz.

Dentre as inúmeras más notícias que o PL traz estão o porte para atiradores desportivos e caçadores, vigilantes privados e outras categorias, privilégios irresponsáveis para os colecionadores, e o aumento do número de armas que policiais podem comprar para uso pessoal —dez pré-aprovadas. Aparece na lista também a recarga de munição de lotes vendidos sem marcação, de maneira a tornar impossível seu rastreamento, o que dificulta investigações de crimes que envolvam armas de fogo. 

É notável a total falta de transparência e a obstrução do debate público. O PL 3.723/2019 foi encaminhado pela Presidência da República e o deputado Alexandre Leite (DEM-SP) foi designado relator. O PL não tramitou por nenhuma comissão da Câmara, seja permanente ou especial. Seus substitutivos foram apresentados diretamente em plenário e sua votação anunciada da noite para o dia. É inadmissível que um projeto de lei que modifica a lei penal e desconstrói o sistema de controle de armas seja levado direto ao plenário, sem tempo para análise, sugestões e críticas.

Vale notar que as investidas do governo agradam apenas um pequeno grupo de seus apoiadores. Elas contrariam a opinião da maior parte dos brasileiros, como demonstrado por pesquisa Ibope em que 73% da população são contra a permissão do porte de armas e 61% são contrários a mais facilidade para a posse de arma em casa. Reforçando a preocupação legítima e correta dos cidadãos, 14 governadores e 12 ex-ministros da Justiça também se manifestaram publicamente contra "o libera geral" armamentista deste governo.

Ao invés de propor a flexibilização das regras, o governo deveria garantir o controle adequado das armas legais existentes. A maior parte das armas usadas para cometer crimes no Brasil tem sua origem na legalidade —no Sudeste são 61%, segundo estudo do Sou da Paz. No entanto, governantes não são capazes de responder a perguntas básicas sobre a situação dessas armas legais no Brasil. Tampouco têm informações sobre os impactos futuros das mudanças propostas.

É dever do Estado nos proteger. A Câmara dos Deputados deve agir de acordo com o espírito para o qual foi criada: ser a casa do povo, onde suas vozes são ouvidas e representadas. Se falhar em sua missão, caberá aos senadores mostrarem responsabilidade fazendo o que esperamos também dos deputados: recusar o projeto e votar de acordo com o interesse público. Que fique claro para a população que o PL tende a agravar a já inaceitável situação de violência em nosso país. É preciso priorizar a vida e não a morte de mais brasileiros e brasileiras —nós não somos alvo.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.