Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Lições do vizinho do norte

Nosso próximo governo pode aprender com as prioridades de Joe Biden

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente Jair Bolsonaro e seu núcleo ideológico não são tão fãs dos Estados Unidos, mas do seu descreditado ex-presidente, Donald Trump, e das ideias da extrema direita que o levaram ao poder. Sua adoração explícita limita-se a uma ala conspiratória e populista da política americana. Encontrarão pouco em comum com o presidente Joe Biden, eleito com 84 milhões de votos —mais do que qualquer outro na história—, e sua posição liberal e moderada que valoriza a igualdade, a justiça social, e o papel do Estado na obtenção desses objetivos.

A defesa da democracia e a união de uma sociedade polarizada voltam a ser eixo central do mandato do novo presidente, que se afasta por completo da cartilha populista e reacionária de Trump, a qual Jair Bolsonaro ainda segue à risca. E mesmo ainda estando o Brasil sob o jugo de um governo perigoso, ao olharmos hoje para os Estados Unidos, talvez possamos considerar algumas das prioridades do novo governo.

A primeira delas é justamente o apelo à unidade. Apesar das significativas e legítimas queixas do Partido Democrata contra o Partido Republicano, que se deixou contaminar por um líder tão incompetente e egoísta como Trump, o que vemos de Biden é um clamor elegante por perdão e diálogo, porque ele sabe que essa é a única maneira de fazer um país dividido e polarizado avançar.

O segundo insight é o compromisso com uma agenda progressista com base na ciência, voltada para a recuperação econômica e a proteção dos mais vulneráveis. Biden começou a colocar essa agenda em prática antes mesmo de sua posse, e no dia que assumiu seu mandato, reverteu ações irresponsáveis do governo anterior, editou protocolos para o controle da pandemia e propôs um pacote econômico de US$ 1,9 trilhão.

O presidente colocou ênfase na vacinação contra a Covid-19, que já custou mais de 400 mil vidas aos Estados Unidos, readeriu ao Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e anunciou medidas para aliviar a fome, em especial da população negra, latina e dos brancos pobres, além de diferentes estímulos para indivíduos e setores que sofrem com as consequências da pandemia.

A terceira lição é a revitalização do soft power da cultura. A posse de Biden e Kamala Harris celebrou a extraordinária tapeçaria de formas culturais do país, com o cuidado de representar diferentes gerações e a diversidade que é a força de uma sociedade. A sensação de quem assistiu foi que, pela primeira vez em quatro anos, a maioria dos americanos se sentiu representada. E essa ode à cultura expõe o quão equivocada é a estratégia de líderes populistas que perseguem artistas.

E a quarta é o resgate explícito dos direitos humanos em casa e no exterior. Biden ordenou a reunificação das crianças que foram separadas de seus pais e presas ao cruzar a fronteira americana com as suas famílias. O presidente também prometeu suspender a proibição de entrada nos Estados Unidos de pessoas de países majoritariamente muçulmanos e ofereceu caminhos para a obtenção da cidadania americana para imigrantes ilegais.

Essas prioridades, acima de tudo, mostram o quão importante é ter ações que buscam responder aos imensos desafios que nossas sociedades enfrentam, de forma rápida, com base no conhecimento atual e nos direitos constitucionais. Não atendem apenas aos interesses das elites ou dos liberais de sua base, mas também aos daqueles que foram deixados para trás, e dos que não votaram nele. É de se esperar que o próximo líder do Brasil se inspire no vizinho do norte e nos apresente com rapidez e responsabilidade as propostas ambiciosas que reposicionem o país do lado certo da história.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.