Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Vote pelo direito ao futuro

Legado do governo atual é de fome, ameaça à democracia e devastação da floresta amazônica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegamos ao ponto de inflexão mais consequente de nossa geração. À luz do dia, vimos nos últimos anos nossa democracia ser colocada em xeque. A eleição do dia 30 de outubro é determinante. O que está em jogo não é somente a combalida democracia —o que por si só já faz deste momento crucial—, mas o direito ao futuro.

O legado de destruição do governo atual é amplamente conhecido: a vergonhosa fome que assola mais de 33 milhões de crianças e adultos, a devastação acelerada da floresta amazônica, a precarização em todos os níveis da educação, a trágica gestão da pandemia, o legado de insegurança e mortes plantado pelo descontrole de armas, o desrespeito às mulheres, indígenas, população negra e LGBTQIA+.

Devastação às margens da rodovia Transamazônica, em Lábrea (AM) - Lalo de Almeida - 4.set.2022/Folhapress

Apesar de todos esses retrocessos, cerca de 40% dos eleitores que compareceram às urnas não optaram por uma mudança na rota do país. Nem mesmo o escancarado descumprimento das pautas prometidas na campanha de 2018, como o respeito ao teto de gastos e o combate à corrupção, demoveram os apoiadores do presidente atual de votar por sua recondução.

Infelizmente as manobras econômicas para autorizar gastos ilegais em período eleitoral, as acusações de corrupção que permeiam o núcleo do poder e seus familiares e os inúmeros exemplos de aparelhamento, abuso de poder e desvio de função de instituições para fins privados e com o intuito de autocratizar o país foram relativizados e perdoados.

Escrevo este texto pois temos uma nova chance de fazer melhores escolhas no segundo turno em 30 de outubro.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que este segundo turno não é sobre gostar ou não do candidato de oposição, e sim sobre a possibilidade de ser oposição e de votar em eleições democráticas em 2026. Somente em democracias há espaço para críticas. É sobre defender a liberdade —aquela que vem com direitos e limites, e não a que desrespeita e viola direitos, proposta pelo atual mandatário.

É também sobre defender a Constituição e o equilíbrio entre os Poderes. Um novo mandato do atual governo será capaz de desmantelar e enfraquecer irreversivelmente instituições centrais para a defesa do regime democrático. O Executivo poderá ter a maioria no STF, combinando novas indicações e a possibilidade declarada de impeachment de ministros atuais, viável com a nova composição do Senado.

É sobre entender que a democracia é melhor para a economia. E é sobre não querer ver aumentar sobremaneira o custo reputacional de se fazer negócios com o Brasil era ESG e também sobre não desejar que o país perca a credibilidade mundo afora de vez.

É sobre olhar para seus filhos e netos e dizer que fez o que estava ao seu alcance para evitar a savanização da Amazônia. E para que milhares de pessoas —incluindo amigos e familiares— não tivessem que deixar o país por intimidação, ameaças e medo da força bruta, e para que tantas outras que não teriam meios de viver fora não fossem perseguidas.

Por fim, é sobre compreender que o Brasil e o mundo enfrentam riscos sistêmicos e cumulativos e que a única saída para mitigar e reduzir esses riscos é a cooperação entre todos os setores da sociedade, do nível local ao global. Reeleger um governo que mina a democracia por dentro, que quer silenciar a imprensa, a ciência e a sociedade civil, que vê como inimigos quem pensa diferente, que fechou todos os canais de participação legítimos, que tirou o país das mesas de negociação onde o destino da humanidade está sendo decidido agora é renunciar à chance de construirmos um futuro melhor para nós e para as próximas gerações. Em 30 de outubro vote pela democracia e pelo direito ao futuro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.