Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Tempo de (re)construção

As decisões que tomarmos nesta década serão determinantes para as próximas centenas de anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cerimônia de diplomação do presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, na última segunda-feira (12), oficializa o resultado das urnas e o fim de mais um processo eleitoral. Apesar dos incessantes ataques e de tentativas criminosas de desestabilização da democracia, venceu o Estado Democrático de Direito. Mas não sem custos.

O esforço necessário de quantificar uma parte do prejuízo de tamanho retrocesso jamais conseguirá capturar o valor real do impacto negativo para o povo brasileiro. Como calcular o valor do luto pelas vidas perdidas e do atraso na aprendizagem de milhões de crianças e adolescentes em razão da negligência governamental durante a pandemia de Covid? Como mensurar a covardia de deixar crianças desnutridas e suas famílias passando fome? Ou ainda, qual o preço dos milhões de hectares queimados na floresta amazônica e em outros biomas brasileiros, do sofrimento de seus povos originários e tradicionais e do malefício para a saúde do planeta?

Fome atinge 33 milhões de pessoas hoje no Brasil - Itawi Albuquerque - 14.set.2022/Folhapress

A verdade é que teremos que lidar com um atraso monstruoso em áreas fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico do país, ao mesmo tempo em que precisamos lidar com desafios globais —com enormes impactos e consequências locais—, que demandam saltos e coragem na tomada de decisão.

É sabido que o mundo enfrenta múltiplas crises. A emergência climática, as ameaças à saúde pública e questões geopolíticas têm impactos que vão desde a desestabilização das cadeias de suprimento e da segurança alimentar mundial ao aumento no preço da energia e à terrível possibilidade de uma confrontação nuclear.

Diante desta gama crescente de riscos interconectados e sistêmicos, o Brasil e suas lideranças podem —e devem— apostar no fortalecimento de seu protagonismo em agendas fundamentais em direção a um mundo mais inclusivo, inovador e sustentável. Se o país não embarcar agora neste trem, é bem provável que sejamos lembrados como o último expoente dentre economias ultrapassadas, que desperdiçou a potência de sua gente e de seus abundantes recursos naturais —motor de novos modelos econômicos verdes.

A única forma de não ficarmos mais uma vez para trás é termos a certeza de que somente a colaboração de todos os setores da sociedade fará frente aos desafios e às oportunidades que temos diante de nós.

As lideranças eleitas no nível federal e nos governos estaduais precisam aproveitar o conhecimento, as ferramentas e o capital responsável disponível na sociedade. É hora de formar parcerias diversas, intersetoriais e intergeracionais ao redor de prioridades reais. E, assim, construir abordagens orientadas para resolver problemas que entreguem soluções embasadas em evidências e na ciência.

Não temos tempo a perder. Como empreendedora cívica, passei a maior parte da minha jornada ajudando a construir conexões, apoiando e informando redes e coalizões para gerar impacto coletivo. Trabalhar em conjunto com pessoas de diferentes ideologias nunca foi fácil, e a polarização só aumenta o desafio. Mas a ideia de que todos têm o poder de promover mudanças —quando alinhados com os propósitos e parceiros certos, com objetivos claros e uma mentalidade de interesse público— é o que inspira o meu trabalho.

É tempo de (re)construção. Precisamos voltar a sentar à mesa, a dialogar, e a nos engajar com o que queremos transformar. Vivemos um momento de inflexão: as decisões que tomarmos nesta década serão determinantes para as próximas centenas de anos. Devemos acolher a oportunidade de fazer a diferença, uma vez que a única maneira de alcançar um futuro melhor é trabalhar desde já, em conjunto, para moldá-lo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.