Ilona Szabó de Carvalho

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ilona Szabó de Carvalho

Mundo precisa fortalecer sistema multilateral contra os desafios

Cabe aos líderes mundiais assumir essa responsabilidade e trabalhar em conjunto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A declaração conjunta dos líderes do Brasil e da China no dia 14 de abril reforçou a importância de fortalecer o sistema multilateral para enfrentar os grandes desafios globais, em especial as mudanças climáticas. Esse compromisso com a cooperação é ainda mais importante à medida que o mundo caminha para a consolidação da multipolaridade, onde o jogo político global é disputado e mediado por distintas potências e interesses.

Nesse contexto, em 2022 tive a honra de ser convidada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para o seu Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, criado para formular recomendações concretas que promovam uma mudança radical na cooperação internacional para a resolução de desafios globais compartilhados e o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Juntamente com outras 11 lideranças globais, incluindo os co-chairs Ellen Johnson-Sirleaf, ex-presidente da Libéria, e Stefan Lofven, ex-primeiro ministro a Suécia, e após um ano intenso de trabalho, encontros e consultas abrangentes, lançamos nesta segunda-feira (17) nosso relatório final.

O documento "Um Ponto de Inflexão para as Pessoas e o Planeta: governança global eficaz e inclusiva para o presente e o futuro" oferece uma série de recomendações acionáveis —para governos e para o setor privado—, que vão desde reformas no Conselho de Segurança da ONU à reformulação do sistema financeiro global e a uma transição verde e justa.

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 2014 discute aprovação pelo Parlamento da Rússia de ação militar na Ucrânia - Andrew Burton - 1°.mar.14/Getty Images-AFP

Baseado em princípios-chaves para reconstruir a confiança no sistema multilateral —centrado nas pessoas, representativo, transparente, equitativo, em rede, provido de recursos, focado na missão, flexível, responsável e orientado para o futuro—, o relatório apresenta seis mudanças transformadoras que podem ajudar a enfrentar os desafios globais coletivos atuais e futuros.

A primeira mudança proposta é restaurar a confiança no multilateralismo através de inclusão e responsabilização de todos as partes envolvidas, garantindo maior representatividade e levando em conta as futuras gerações.

A segunda consiste em medidas abrangentes para recuperar o equilíbrio com a natureza e fornecer energia limpa para todos, incluindo um pacto pelas pessoas e pelo planeta, um pacote de descarbonização e um mecanismo global de incentivo para proteger as florestas em pé.

A terceira mudança, que também visa acelerar os ODS, é assegurar recursos financeiros sustentáveis que beneficiem todos, por meio de reformas e da reorientação do sistema de bancos multilaterais de desenvolvimento e do fortalecimento da rede financeira de proteção global.

A quarta é apoiar uma transição digital justa, com a criação de uma Comissão Global para Digitalização Justa e Sustentável e a definição de princípios de governança de dados.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, durante encontro inter-religioso de oração pela paz, na sede da ONU, em Nova York - Xie E - 14.abr.23/Xinhua

A quinta mudança visa empoderar arranjos de segurança coletiva equitativos e eficazes, por meio de reformas no Conselho de Segurança da ONU, empoderamento da Comissão de Consolidação da Paz e compromisso renovado com a norma global contra o uso armas nucleares e com um prazo para a eliminação total destas.

Finalmente, a sexta mudança inclui medidas para fortalecer a governança global contra riscos transnacionais, incluindo uma estratégia global para o crime organizado transnacional.

As propostas do relatório são um ponto de partida para aprimorar a cooperação internacional e impulsionar a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Cúpula do Futuro, em 2024, oferece uma oportunidade única para abordar lacunas na governança global e construir um sistema multilateral mais vigoroso, capaz de impactar positivamente a vida das pessoas em todo o mundo.

Cabe aos líderes mundiais assumir essa responsabilidade e trabalhar em conjunto para um futuro mais justo, próspero e sustentável. E, a nós, contribuir para essa mudança.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.