Ivan Finotti

Correspondente em Madri, foi editor de Ilustrada e Folhateen e das revistas sãopaulo e Serafina. Escreve sobre cultura há três décadas.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ivan Finotti

Dê uma chance aos roqueiros, Ruy

Após 18 anos protestando pelo rock, os gêmeos merecem uma oportunidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Saudações, caro Ruy. Me pediram para escrever no seu espaço —só hoje, nessa sua rara folga— e, como compartilho seu amor pelos sebos e vinis, trago aqui uma história da capital espanhola que pode lhe interessar.

No século passado, havia aqui na Gran Vía, 25, principal avenida da cidade, uma loja de discos chamada Madrid Rock, fundada em 1981. Já sei sua opinião sobre o rock, Ruy, mas aguente até o final, por obséquio.

Bandas como Guns N’Roses e Aerosmith passaram pelo local, assinando discos e guitarras para os roqueiros de Madri. Entre eles, havia os gêmeos José e Emílio Alcázar e um irmão mais novo, Eufrásio.

O trio respirava rock, engolia LSD e injetava morfina despreocupadamente, até que Eufrásio morreu de overdose. Isso foi em 1992 e transformou os remanescentes em ferrenhos ativistas antidrogas.

Em 2005, uma nova tragédia transformou a vida dos gêmeos: o fechamento da Madrid Rock. Inconformados, passaram a ir todos os dias para a frente da loja fechada, empunhando cartazes contra o fim de uma era.

O local reabriu como magazine de roupas, mas eles não se importaram. Até hoje, continuam indo todas as noites, lá pelas 19h, e ficam parados na porta até umas 22h. Os irmãos não conversam entre si; apenas se olham, com suas botas e tachas, a uma distância de três ou quatro metros.

Emílio e José Alcázar, gêmeos que passam as noites em frente ao local onde funcionava uma loja de discos de rock, em Madri - Ivan Finotti/Folhapress

A curiosidade chegou aos jornais e, volta e meia, uma reportagem aparece contando que os gêmeos, apelidados de "los heavies de Gran Vía", vivem de comer o lixo das lanchonetes ao redor, o que, de fato, eles não negam.

Minha dúvida ao abordá-los era sobre preferências roqueiras. José ama a música "Fat Bottomed Girls" (1978), do Queen. Emílio elege "Stairway to Heaven" (1971), do Led Zeppelin.

Vamos lá, Ruy, dá um desconto aos heavies de Madri e coloca essas duas faixas na sua vitrola! Você pode até torcer o nariz, mas, depois de 18 anos protestando contra o fim de uma loja de discos, os caras merecem uma chance.

Os gêmeos Emílio e José Alcázar no local onde funcionava a loja de discos - Ivan Finotti/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.