Janio de Freitas

Jornalista

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Janio de Freitas
Descrição de chapéu Eleições 2022

Vida de brasileiro aflito transpõe neste domingo dramática divisória existencial

Estender esses anos até o inimaginável ou retomar o caminho que a Constituição pavimentava até o golpe contra Rousseff

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nossas vidas de brasileiros aflitos, seja por necessidades materiais ou por turbulências políticas, transpõem neste domingo uma dramática divisória existencial.

Encerrarmos o dia com reeleição de Bolsonaro será o início da marcha forçada para um país dominado por violência, fanatismo falsamente religioso, exclusão dos direitos civis, silêncio cultural, político e pessoal.

Encerrarmos o dia com a derrota de Bolsonaro será mais um reencontro, talvez o último, com a esperança de um país enfim digno. Chegar a este dia é um êxito, mas não honra o Brasil.

O que os brasileiros aceitaram viver durante quatro anos foi humilhante. E o fizeram com plena consciência do que se passava em suas vidas e em seu país.

A imagem escura mostra o rosto de Bolsonaro, um homem branco, no canto, de perfil. Diante dele, um ponto de luz aparece em meio ao fundo escuro
O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) durante entrevista após o debate presidencial na TV Globo, no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes - 29.out.2022/Reuters

A percepção clara do ataque demonstrou-se pela impressão dominante nos dois primeiros anos, ou um pouco mais, de que Bolsonaro não conseguiria chegar ao fim do mandato.

Nada do que o passado legou de positivo foi isentado de algum tipo de dano por Bolsonaro e seus cúmplices.

Nada do legado negativo deixou de ser incentivado: racismo, extermínio indígena, devastação da Amazônia, assalto à riqueza natural, milícias criminosas, maiores pobreza e miséria, corrupção e tantos outros males agravados.

No tempo restante, dois anos quase, a sensação dominante inverteu-se: sólido no poder, Bolsonaro queria o golpe.

Além de toda a malfeitoria, que passara a incluir os horrores da pandemia ampliados pela conduta perversa do governo, o próprio Estado Democrático de Direito ficava ameaçado.

Nem assim houve dignidade e convicção democrática bastante para mover a sociedade e as instituições em defesa de si mesmas —salvo a atitude de uns poucos, nem para os dedos das mãos, que batalham ainda.

Se a eleição final está aí, é porque Bolsonaro e os seus militares temeram os riscos para o golpe, vindos do exterior.

Foram quatro anos vergonhosos, anos que não se esquecem. O que fazer deles é o que fazer dessa vergonha.

Estender esses anos até o inimaginável, sob vergonha irremediável, ou retomar o caminho que a Constituição pavimentava até o golpe contra Dilma Rousseff. É a questão que a esfinge e seus botões põem hoje a cada eleitor.

Viva a liberdade. Viva a democracia. Viva a igualdade racial. Viva a vontade de fazer do Brasil um país de verdade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.