João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho

Se Bolsonaro dispensa comentários na pandemia, que dizer dos europeus?

Países liderados por hipocondríacos podem enfrentar situação tão letal quanto ter o brasileiro ao leme da nação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amigos brasileiros se desesperam com esse vírus. Tento afastar a tristeza deles com a minha. A União Europeia não é muito diferente, explico, citando gráficos com meu ar doutoral. O Brasil tem 1.377 mortos por milhão de habitantes?

A União Europeia tem 1.323. E, se ficarmos por Portugal, a cifra sobe para os 1.643.

Além disso, se a competência de Jair Bolsonaro dispensa comentários, que dizer da competência dos líderes europeus?

Não, não é apenas a compra de vacinas que foi lenta, tardia e, como se vê agora, de uma incompetência bíblica: o Reino Unido pós-brexit já inoculou 40% da população, os países europeus andam nos 10%.
Alguém se admira que a Alemanha, rompendo com o consenso, já ameace comprar sozinha a vacina russa?

padrões geométricos abstratos em vermelho e preto
Ilustração de Angelo Abu para a coluna de João Pereira Coutinho de 23 de março de 2021 - Angelo Abu/Folhapress

Meu ponto é mais básico —e mais recente: na passada semana, 19 países europeus suspenderam a vacina da AstraZeneca/Oxford, mesmo depois da Agência Europeia do Medicamento ter aprovado o fármaco sem reservas.

Pergunta óbvia: o que leva 19 países europeus, em plena terceira vaga da pandemia e com índices de vacinação miseráveis, a suspender uma das vacinas disponíveis no continente?

Resposta menos óbvia: uns 25 casos de tromboembolismo venoso que podem, ou não, estar relacionados com a vacina. Na Europa, 18 milhões de pessoas já receberam a vacina anglo-sueca. Esses 25 casos só são problemáticos para hipocondríacos como eu.

E quando 19 países europeus são liderados por hipocondríacos, isso pode ser tão letal como ter um Bolsonaro ao leme. Sobretudo quando a resistência à vacinação aumentou.

Estamos no mesmo barco, eis o ponto. Podemos comparar estatísticas, país a país.

Mas é possível olhar para o globo e divisar três times com três resultados distintos: a Europa, a América do Norte e a América do Sul foram fracassos na resposta pandêmica; a África subsaariana e o sul da Ásia tiveram muitas infecções mas poucos mortos; e depois encontramos a Oceania e o Sudeste Asiático, que têm razões para celebrar. Como explicar essas diferenças?

O jornalista David Wallace-Wells, que apresenta esse pódio em ensaio notável para a New York Magazine, revisita explicações clássicas: fator sorte (a preponderância de grandes disseminadores é variável); demografia (países mais jovens têm menos mortes); geografia (as ilhas têm vantagens óbvias); o clima (o vírus não gosta da umidade); e a exposição regular a patógenos (África se deu melhor por experiência no assunto).

Mas existe uma explicação suplementar a ser considerada: a rapidez com que diferentes governos reagiram à pandemia.

Isso foi mais importante do que a qualidade das lideranças políticas (Angela Merkel não evitou os estragos), a confiança social (a Suécia também não) ou até a capacidade financeira dos governos (não foi por falta de dinheiro que os Estados Unidos falharam).

E, nesse quesito, a Europa, a América do Norte e a América do Sul arrastaram os pés na hora decisiva.
No caso do Brasil, o negacionismo presidencial foi a receita para o desastre. Mas existe um outro tipo de negacionismo —a relutância em tomar medidas enquanto não existirem certezas científicas absolutas.

Foi isso que levou muitos Estados ocidentais a adiar confinamentos que poderiam ter sido curtos e decisivos na fase inicial —qual será a eficácia, o prejuízo, onde está o consenso?— até esses confinamentos se transformarem em modos de vida eternos quando a pandemia já estava fora de controle.

Instintivamente, sei que resisto a essa explicação: a prudência, em regra, me parece mais aconselhável do que uma urgência às cegas.

Mas admito que, em situações atípicas, o medo de errar pode ser mais danoso do que o erro propriamente dito. Especialmente quando as lideranças políticas de hoje oscilam entre a irresponsabilidade populista (Bolsonaro) e a responsabilidade paralisante (os governos europeus quando confrontados com o vírus).

É por isso que os últimos tendem a resguardar-se covardemente nos especialistas —para não terem de assumir nenhuma responsabilidade pelos seus atos.

É uma tentação fatal: o tempo da política pode não ser o mesmo que o tempo do debate (e do método) científico. Há uma margem de contingência e risco que é inevitavelmente humana e solitária.

Em 1940, com a França derrotada e a Inglaterra sozinha, os especialistas não podiam prometer a Churchill uma vitória sobre os nazistas. Muitos deles, aliás, aconselharam-no a negociar a paz com Hitler.

O que teria sido da Europa se a ausência de certezas o tivesse paralisado?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.