João Pereira Coutinho

Escritor, doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

João Pereira Coutinho
Descrição de chapéu mostra de cinema

'Um Herói', de Farhadi, mostra como sorte destrói as melhores intenções

Filme iraniano surge como um dos melhores do ano com uma narrativa simples e poderosa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amigos próximos sabem que a sorte é uma das minhas grandes obsessões. Não apenas no sentido prosaico de ter sorte na vida, no jogo, na amizade, no amor. No sentido moral da expressão. Será que a forma como avaliamos o caráter de alguém tem em conta a sorte que a pessoa teve ou não teve?

"Ele é honesto", "ele é falso", "ele é talentoso", "ele é fraco": até que ponto as nossas avaliações não são determinadas pela sorte do agente?

Essas preocupações, mais ou menos desarticuladas, encontraram a sua expressão filosófica no clássico ensaio de Bernard Williams, "Moral Luck", sorte moral, que li anos atrás.

Imaginemos Gauguin, escrevia o autor. Sim, aquele burocrata que abandonou tudo –carreira, mulher, filhos– para ir pintar no Taiti.

Se Gauguin tivesse falhado, ele seria visto como um egoísta e irresponsável que abandonou os seus deveres como cidadão e pai de família.

Mas Gauguin não falhou; tornou-se um dos grandes pintores da arte moderna. Hoje, olhamos para a sua decisão como um ato de coragem e autenticidade –uma forma de seguir a sua vocação contra todas as resistências.

Para além do talento, Gauguin teve sorte. E essa sorte enobrece-o aos nossos olhos (ou, pelo menos, aos olhos da maioria).

Será que Kant estava fundamentalmente errado quando afirmava que a essência da moralidade era imune à ideia de sorte? E que só a intenção do agente importa?

Acontece que a sorte não serve apenas para enobrecer a ação; a sorte também pode ser má sorte, destruindo as melhores intenções que qualquer decisão possa ter.

Um bom exemplo disso é o extraordinário filme de Asghar Farhadi, "Um Herói", já nas salas.

(Curioso: quando olho para os melhores filmes deste 2022, tenho um japonês, "Drive My Car", um francês, "Ilusões Perdidas", e um iraniano, "Um Herói". O cinema americano desapareceu do radar.)

Mas o filme de Farhadi é talvez o melhor dos três por revisitar o conceito de "sorte moral" com uma narrativa simples e poderosa.

Rahim Soltani (o excelente Amir Jadidi) está na prisão por dívidas. O seu sócio fugiu com o dinheiro e o credor não perdoou Soltani.

Mas a sorte sorriu ao pobre homem: a sua mulher encontrou uma bolsa com moedas de ouro e Rahim terá parte do dinheiro para começar a pagar a dívida. Assim que o credor o permita.

O credor não está interessado em receber parte do valor, no entanto; exige o valor inteiro. Rahim pondera: valerá a pena insistir? Ou a atitude mais justa é devolver as moedas ao seu legítimo proprietário e esperar por dias melhores?

Não sabemos as razões profundas que levam Rahim a devolver as moedas. Sede de protagonismo? Um despertar de consciência? Arrependimento? O que sabemos é que ele toma a "decisão correta".

Ao fazê-lo, o seu gesto transforma-o em herói. E todos querem participar nesse heroísmo –os diretores da prisão, as associações beneficentes da cidade, a mídia, a família, os vizinhos.

É o primeiro momento de sorte moral: ao devolver as moedas, Rahim conseguiu a reabilitação social e até financeira que perdera com a sua condenação. O futuro sorri para ele.

O problema é que a sorte moral não funciona apenas em sentido ascendente. Ela é especialmente perversa quando subverte as melhores intenções –e o brilhantismo do filme está na forma trágica, banal e trágica, como vai tecendo a queda de um homem.

A modernidade política sempre lidou mal com a ideia de sorte. Se tudo está nas nossas mãos, como prometiam os "philosophes" iluministas do século 18, como admitir que a contingência ainda tem uma palavra no destino das nossas vidas e das nossas sociedades?

Eu próprio, todos os anos, testo os meus alunos com uma pergunta de algibeira: o que é a felicidade? Há respostas para todos os gostos. É ter saúde. Dinheiro. Amor. Fama. Amigos.

Nunca nenhum me respondeu com a sorte –o conceito que está na raíz da própria palavra felicidade ("felix"). A sorte sempre foi a pedra no sapato da cultura racionalista, para quem a razão basta na construção de todas as utopias.

Um erro e uma ilusão. Controlamos menos do que pensamos. E, como na história de Rahim, talvez a única forma de sobrevivermos aos humores do destino é mantendo no lugar a nossa consciência.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.