Joel Pinheiro da Fonseca

Economista, mestre em filosofia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Joel Pinheiro da Fonseca

O cerne das divergências

O Estado brasileiro perpetua e acentua desigualdades injustas

Nessa sexta-feira que passou tive a honra de integrar a programação da Casa Folha no Festival Literário Internacional de Paraty (Flip). Em um debate com a economista Laura Carvalho, discutimos os rumos da economia brasileira.

O público da Flip, a elite intelectual brasileira, é majoritariamente de esquerda. Manifestações espontâneas de “Lula livre” eram comuns. Sendo assim, fui para expor com clareza e empatia meu ponto de vista, desarmando os clichês mais comuns que o outro lado adoraria confirmar.

 

Nosso ambiente polarizado é mortal para o debate de ideias. Pela lógica da polarização, o interlocutor não é alguém que quer o bem do Brasil. Por trás de sua retórica, há apenas a defesa de interesses escusos. Se esse é o caso, então eu sou moralmente superior a ele e posso rejeitar seus argumentos sem avaliá-los. Entrar no mérito é “fazer o jogo” do inimigo. Só resta, então, acusar os interesses inconfessáveis do adversário e repetir os slogans favoritos do próprio lado, recebendo em troca os aplausos da plateia.

Felizmente, não foi o que se viu no debate, que permaneceu em tom civil. Superada a barreira da polarização, fica patente que as divergências existem, mas não são tão grandes quanto parecem à primeira vista. Há consensos importantes: por exemplo, o Estado brasileiro perpetua e acentua desigualdades injustas; a política de isenção fiscal para grandes empresas foi um erro.

A divergência maior fica por conta da saída da crise. Para um lado, o momento pede mais investimento estatal para movimentar a economia. Para o outro, a recuperação passa pelo ajuste fiscal, retomada da confiança do mercado e melhora das condições internas para a iniciativa privada. 

No campo social, a esquerda tende a ver o mundo em jogos de soma zero: o Brasil melhorará se tirarmos de quem tem mais e dermos a quem tem menos. A direita liberal procura identificar ineficiências que, se eliminadas, permitirão que todos vivam melhor.

No momento atual brasileiro, em que um Estado mastodôntico é incapaz de pagar suas contas e ainda dificulta a vida de quem quer gerar valor, penso que as propostas liberais têm mais a oferecer. 

Dito isso, melhorar a distribuição de renda é também fundamental. O “lado bom” da realidade brasileira é que ela está tão aquém do ideal que dá para ter mais liberdade e mais justiça social. Pensemos no exemplo da carga tributária. Reduzi-la, hoje, seria irresponsável. Aumentá-la seria suicida.

Mas ainda que não alteremos o nível total de impostos, poderíamos fazer com que fossem mais justos e mais eficientes. Impostos mais simples, que recaiam mais sobre indivíduos ricos e menos sobre pessoas pobres e empresas, trariam ganhos para toda a sociedade. Independentemente de seu posicionamento ideológico, você pode concordar com essa pauta.

Um Estado que se comporte como uma máquina extremamente eficiente e focada em auxiliar e dar oportunidades para a base da pirâmide social. Ao mesmo tempo, que garanta uma ordem institucional e legal propícia a trabalhar, empreender e gerar valor, com mais livre concorrência e espaço para a iniciativa privada. Suspeito que muitas pessoas concordariam com essa visão; falta só se libertarem de suas paixões partidárias.

​​

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.