Descrição de chapéu Livros Flip

Casa Folha traz debates sobre sociedade na Flip

De 26 a 29 de julho, espaço reúne intelectuais para discutir temas como educação, racismo, economia e eleições

São Paulo

O endereço, o frequentador da Flip já conhece: a rua do Comércio, 8, no centro histórico da cidade fluminense, é o palco da programação —sempre gratuita— da Casa Folha no evento literário.

A partir de quinta (26), o espaço recebe debates com filósofos, economistas, sociólogos e historiadores, entre outros intelectuais. Eles discutem questões da sociedade contemporânea, a crise migratória e as eleições de 2018.

 
 

Os encontros começam, às 9h30, com Renato Janine Ribeiro, professor de ética e filosofia política da USP e ex-ministro da Educação. Ele fala na mesa A Pátria Educadora em Colapso, nome de seu último livro, lançado pelo Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha.

Em seguida, às 15h, a jornalista da Folha Patrícia Campos Mello, autora de "Lua de Mel em Kobane" (Companhia das Letras), conversa com Ana Lemos, diretora-geral dos Médicos Sem Fronteiras.

Para encerrar o dia, às 18h, Zeca Camargo, apresentador da TV Globo e colunista da Folha, participa da Mesa-mundi —Camargo lança na Flip "Índia - Sabores e Sensações" (Companhia das Letras).

Na sexta (27), os encontros continuam: às 9h30, o jornalista, escritor e biógrafo Ruy Castro, também colunista do jornal, relembra Carlos Heitor Cony, morto em janeiro.

O homenageado da mesa é tema do lançamento "Quase Antologia" (Três Estrelas), coletânea póstuma de colunas que publicou na Folha. Castro assina a orelha do livro.

À tarde, esquerda e direita discutem os rumos do país. Às 15h, o encontro é com Laura Carvalho e Joel Pinheiro da Fonseca, ambos colunistas da Folha, que debatem para onde vai a economia do Brasil.

Ela acaba de publicar o livro "Valsa Brasileira" (Todavia), enquanto ele assinou recentemente um contrato para um livro sobre meritocracia, a ser publicado pela Três Estrelas em 2019.

Às 18h, o espaço reúne o cientista político André Singer e o sociólogo Demétrio Magnoli, na mesa Do Lulismo em Crise às Eleições 2018.

Singer lança, no ano que vem, pela Três Estrelas, uma coletânea de suas colunas no jornal. Na Flip, seu último livro, "O Lulismo em Crise" (Companhia das Letras).

No sábado (28) o dia começa outra vez às 9h30, com um encontro com o psicanalista e colunista do jornal Contardo Calligaris, na mesa Hello, Brasil: Uma Psicanálise do Povo Brasileiro.

Já às 15h, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi fala sobre "Homem-Objeto e Outras Coisas sobre Ser Mulher" (Companhia das Letras), seu último livro.

Já no fim do dia, às 18h, o editor Tiago Ferro, autor de "O Pai da Menina Morta", debate com a Monja Coen, na mesa Ausência de Sentido.

No domingo (29) às 9h30, fim da programação, o tema será a escravidão, a liberdade e o racismo: a consultora, palestrante e ex-consulesa da França em São Paulo Alexandra Loras conversa com a historiadora Lilia Moritz Schwarcz.

Após os encontros, os autores autografam os livros que divulgam na Flip.

O espaço conta com uma livraria, que venderá as coleções da Folha, livros da Publifolha e da Três Estrelas.

Lá, serão servidos cafés de diferentes regiões brasileiras como cortesia, de quarta (25) a domingo (29), distribuídos pela Melitta, uma das apoiadoras da casa.

A cerveja Paulistânia, outra apoiadora do espaço, será servida de quinta (26) a sábado (28), a partir de 21h —nesse horário, uma banda se apresenta na casa. O local conta ainda com o apoio da International Paper.

Em anos anteriores, a Casa Folha, que existe desde 2011, já recebeu nomes como os de Fernanda Torres, Guilherme Boulos, Gregorio Duvivier e Ilona Szabó.


Programação

Quinta (26)
9h30 (mesa 1)
A Pátria Educadora em Colapso
Renato Janine Ribeiro
Mediação: Fernanda Mena
15h (mesa 2)
Refugiados em um Mundo de Muros
Ana Lemos e Patrícia Campos Mello
Mediação: André Barcinski
18h (mesa 3)
Mesa-mundi 
Zeca Camargo
Mediação: Anna Virginia Balloussier

Sexta (27)
9h30 (mesa 4) 
Homenagem a Carlos Heitor Cony
Ruy Castro
Mediação: Sérgio Dávila
15h (mesa 5)
Para Onde Vai a Economia Brasileira
Joel Pinheiro da Fonseca e Laura Carvalho
Mediação: Uirá Machado
18h (mesa 6)
Do Lulismo em Crise às Eleições 2018
André Singer e Demétrio Magnoli
Mediação: Uirá Machado

Sábado (28)
9h30 (mesa 7) 
Hello, Brasil: Uma Psicanálise do Povo Brasileiro
Contardo Calligaris
Mediação: Uirá Machado
15h (mesa 8)
Homem-Objeto e Outras Coisas sobre Ser Mulher
Vera Iaconelli
Mediação: Fernanda Mena
18h (mesa 9)
Ausência de Sentido
Tiago Ferro e Monja Coen
Mediação: Fernanda Mena

Domingo (29)
9h30 (mesa 10) 
Escravidão, 
Liberdade e Racismo
Alexandra Loras e Lilia Moritz Schwarcz
Mediação: Patrícia Campos Mello

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que informava uma versão anterior deste texto, Ana Lemos é diretora-geral dos Médicos Sem Fronteiras, não diretora de comunicação.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.