Jorge Coli

Professor de história da arte na Unicamp, autor de “O Corpo da Liberdade”.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Jorge Coli

Ataques nominais de Bolsonaro a professores têm peso enorme

Presidente eleito emprega um método dos nazistas e fascistas: o da denúncia pública

Discute-se se Bolsonaro é ou não nazifascista. Discussões abstratas não interessam aqui. Bolsonaro emprega um método dos nazistas e fascistas: o da denúncia nominal.

Um vídeo seu ataca professores da Fundação João Pinheiro, vinculada ao governo de Minas Gerais, que forma especialistas em administração pública.

Verifiquei cada currículo dos oito ameaçados. São todos indiscutíveis: mestres, doutores, vários com doutorado ou pós-doutorado em importantes instituições internacionais. Especialistas de alto nível em segurança pública, administração de organizações complexas, vulnerabilidade e proteção social, administração e políticas públicas.

 

A acusação de Bolsonaro a esses docentes tem a estupidez boçal do gaiato que grita no botequim: "Vá pra Cuba!". "Se nós vivêssemos no regime que vocês defendem, você não estaria vendo essa mensagem nesse aparelho maravilhoso que não é fabricado na Coreia do Norte nem em Cuba".

Penso nesses colegas intimidados e constrangidos. Os próximos poderemos ser nós, professores ou não. A denúncia pública, vinda de um presidente eleito, tem peso enorme.

Aposto um pirulito que, se os professores nomeados quiserem solicitar asilo político em qualquer democracia digna, o obterão facilmente ao apresentarem esse vídeo como prova. Sendo pesquisadores brilhantes, espero que permaneçam no Brasil, apesar de tudo.

A denúncia nominal sempre existiu nos regimes autoritários, na Alemanha de Hitler, na Itália de Mussolini, na União Soviética de Stálin. Sob o nazismo, jornais reservavam um espaço para expor os nomes de judeus denunciados.

Bolsonaro e seus asseclas convidaram também alunos de todas as idades a filmarem seus professores e denunciá-los caso percebam algo suspeito. 

Outro traço dos regimes totalitários é a manipulação da juventude para que, com seu entusiasmo ingênuo, tornem-se espiões traiçoeiros. Delatar faz parte da cultura nazifascista. Apontar, identificar é uma atitude destinada a controlar e criar o terror.

A eleição de Bolsonaro já foi comparada à de Collor. Os dois têm pontos comuns: ambos eram outsiders, ambos centravam suas campanhas num moralismo populista forte. Um queria acabar com os marajás, outro com a corrupção. 

Mas parece-me que há uma diferença importante. Collor seduzia pela sua bela estampa, por sua eloquência pomposa. Uma vez eleito, quando o vazio se revelou, nem a estampa nem os adjetivos salvaram-no. Bolsonaro não tem traços assim. Sem encantos, emprega um português desastroso com atitudes de brutamontes. 

Mas tem algo que nem Collor nem os militares da ditadura possuíam: uma confiança mística investida por seus adoradores. 

Ele é O Mito, O Messias, Senhor da Verdade, papéis que cultiva apresentando-se como enviado de Deus. Seu governo cumprirá divina missão. Como não participou de debates, não entrou no campo racional. O silêncio em sua campanha colaborou para consolidar o mistério divino que o envolve. 

É inútil tentar discutir com seus admiradores, porque essa admiração é feita de crença e foge por inteiro da racionalidade. Tudo o que ele diz está certo. Ele não erra. Se pronunciar barbaridades sobre mulheres, gays e negros, somos nós que não entendemos bem, porque ele quis dizer outra coisa, de outro jeito. Se soltar um pum, dirão que é Chanel nº 5.

Compreende-se facilmente a campanha que desencadeou contra os professores. Tudo aquilo que fuja à perspectiva estabelecida por ele deve ser eliminado. Tudo que pense, duvide, examine, critique, é condenável.

Pelas mesmas razões, ameaça a mídia. O governo, diz ele, publicará suas propagandas apenas nos jornais que o agradem. 

A Folha, que descobriu a falcatrua de uma serviçal sua, que também vendia açaí enquanto era paga com dinheiro público, foi vítima nominada desse ódio e dessa discriminação.

É importante ler maus livros, sobretudo os livros do mal. Há um, publicado em 2008 (ed. Thomas Nelson Brasil), cujo título não pode ser mais direto: "Plano de Poder", de Edir Macedo. O projeto é levar os crentes à dominação. 

Espera-se um líder, como José do Egito ou Moisés. Não importa que Bolsonaro seja católico. Ele preenche o papel que o livro anuncia sem nomear. 

O neonazifascismo teocrático chegou. Se a bancada da Bíblia é insuficiente, pelo menos por ora, o tripé firma-se bem sólido: os bois do agronegócio, com o poder econômico; as balas dos armamentistas, com o poder da intimidação; e as Bíblias dos evangélicos, para alimentar o mito messiânico.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.