Juca Kfouri

Jornalista, autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Juca Kfouri
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Vitória gaulesa de gala!

Já imaginou França x Inglaterra na casa de Putin?

São Petersburgo

Diz o folclore do futebol que João Mendonça Falcão, homem que presidiu a Federação Paulista de Futebol nos anos 1960, chamava os belgas de belgicanos. Folclore ou mera brincadeira, fato é que o time noir-jaune-rouge não se intimidou com os campeões mundiais de 1998 e partiu para cima da equipe bleu-blanc-rouge.

A Bélgica tinha Hazard endiabrado, e a França, a sorte de contar com o goleiro Lloris em noite abençoada por São Petersburgo. Os belgicanos, quer dizer, os belgas atacavam como faca afiada e se defendiam como armaduras de aço. O jogo cumpria com a expectativa criada e só não permitia erros. Como o time vermelho tinha mais a bola, também errava mais passes e entregava lances agudos dos franceses. Aí era Courtois quem aparecia.

E Griezmann não ficava atrás de Hazard. O 0 a 0 do primeiro tempo foi daqueles raros capazes de encantar o torcedor. Só que o gol é necessário, como ensinou Paulo Mendes Campos.

Umtiti sabia e aproveitou o escanteio cobrado por Griezmann para botar a França na frente nem bem o segundo tempo começou. A Bélgica foi para cima e o jogo que era bom ficou eletrizante, mas os gauleses souberam segurar sua vitória de gala. Já imaginou França x Inglaterra na casa de Putin? Era tudo que ele não queria.

 

O pior da atitude paternalista de Edu Gaspar em relação a Neymar nem foi a entrevista em si. O ruim mesmo é perceber que o jogador seguirá fazendo o que bem entender, rolará pelos gramados, não dará satisfação para seus atos, terá o papai sempre por perto nas concentrações da seleção brasileira e os outros que se lasquem, porque "o menino que não é mais um menino" não encontra ninguém com autoridade para fazê-lo crescer. Neymar virou piada mundial e sinônimo de cair.

Alguém precisa ajudá-lo a se levantar e, ao que tudo indica, não será Edu Gaspar. O que rima, mas não soluciona.

 

Renato Augusto foi uma aposta de Tite que não deu certo, como outros jogadores que não estavam 100% fisicamente. Mas ele fez o gol brasileiro contra a Bélgica e, por centímetros, deixou de empatar o jogo. Teria virado herói se empatasse e depois a seleção garantisse a vaga. Dispensa-se o argumento de que o se não joga, por pedestre em demasia. Constate-se, apenas, como tudo depende do resultado.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.